Assinar


Leiria

Publicado concurso para transformar primária da Loureira em creche por 671 mil euros

“Vai ter as salas para as crianças, do berçário até aos 3 anos, refeitório, sala de atividades e outros espaços de apoio”, disse Catarina Neves, referindo que as refeições vão continuar a ser servidas pela cozinha da associação

ADSL

A antiga escola primária da Loureira, no concelho de Leiria, vai ser transformada numa creche, um investimento de 671 mil euros da Associação para o Desenvolvimento Social local, cujo concurso foi esta quarta-feira, dia 21, publicado em Diário da República.

O concurso público, para alteração e ampliação do antigo estabelecimento de ensino, na União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça, tem o preço base de 671.379,12 euros e um prazo de execução de 12 meses.

A presidente da Direção da Associação para o Desenvolvimento Social da Loureira, Catarina Neves, explicou a que todo o rés-do-chão da antiga escola, que vai ser ampliado nas traseiras e laterais, vai ser ocupado pela creche.

“Vai ter as salas para as crianças, do berçário até aos 3 anos, refeitório, sala de atividades e outros espaços de apoio”, disse Catarina Neves, referindo que as refeições vão continuar a ser servidas pela cozinha da associação, situada a menos de 100 metros.

A responsável desta instituição particular de solidariedade social (IPSS) adiantou que, “ao nível do 1.º andar, que não vai ser ampliado, vai ficar uma sala polivalente em toda a extensão”.

Segundo Catarina Neves, foi feita, com o Município de Leiria, uma escritura de cedência de direito de superfície da escola por 20 anos, renovável por períodos de 10 anos, entidade que também apoia, com cerca de 100 mil euros, a obra. Já o Plano de Recuperação e Resiliência financia com uma verba na ordem dos 400 mil euros.

“As pessoas desejam muito esta obra e a comunidade vai ajudar, mas teremos também de recorrer à banca”, declarou, admitindo que os trabalhos possam começar em março de 2023.

A presidente da direção esclareceu que desde 2010, quando a escola primária fechou, a associação persegue esta ideia de recuperar o espaço para a comunidade, que agora vai ser reconstruído e ampliado.

“A creche vai ter capacidade para 42 crianças, aumentando a nossa capacidade em mais sete. Atualmente, a nossa creche não tem espaço exterior”, declarou, realçando que a lista de espera para esta valência é grande.

A Associação para o Desenvolvimento Social da Loureira foi criada em 1990. Além da valência de creche, atualmente com 35 crianças, tem centro de dia (17 utentes), serviço de apoio domiciliário (30 utentes) e centro de acompanhamento e atendimento social, no âmbito de acordos com a Segurança Social.

Já com a Câmara de Leiria, a instituição acompanha fora da atividade letiva e distribui refeições a cerca de 200 crianças.

Contando com 39 funcionários, a associação disponibiliza ainda um café comunitário.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados