Assinar

Secundário

Alunos da ESALV visitaram o CERN

Viagem a Genebra realizou-se a 16 e 18 de dezembro.

Um grupo de alunos de Física do 12º ano da Escola Secundária Afonso Lopes Vieira participou numa visita de estudo ao CERN, em Genebra (Suíça), de 16 a 18 de dezembro.

O CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire) é um dos maiores laboratórios de física de partículas do mundo. Os alunos visitaram o Globo e a sua exposição “Universo das Partículas” que explora as questões que os físicos do CERN tentam desvendar: Será que o universo inteiro é composto por partículas, de onde elas vieram? Por que se comportam dessa forma? Permite descobrir o impressionante equipamento usado pelos físicos no CERN e como as tecnologias desenvolvidas têm impacto na nossa vida quotidiana.

Foram ainda até França para uma visita guiada ao detetor CMS (Compact Muon Solenoid) de uso geral no Large Hadron Collider (LHC). Tem um amplo programa de física que vai desde o estudo do Modelo Padrão (incluindo o bosão de Higgs) até à procura de dimensões e partículas extra que possam explicar a matéria escura. É construído em torno de um enorme íman solenoide que gera um campo cerca de 100 mil vezes o campo magnético da Terra.

O grupo da ESALV teve a oportunidade de conhecer Genebra, uma cidade que fica no sul da Suíça, rodeada pelos Alpes e contornada pelo Lago Leman, um dos cartões postais da cidade. O centro histórico está repleto de pequenas ruas, lojas de relógios suíços e bandeiras e a Catedral de São Pedro fica no alto da cidade. O Parque dos Bastiões, junto à Universidade de Genebra, com tabuleiros gigantes de dama e xadrez, tem dos mais importantes monumentos da cidade: o Muro dos Reformadores (um retrato da reforma protestante na Suíça). Visitaram também o Jardim Botânico e a ONU, cujo destaque da praça onde está o Palácio das Nações é o monumento “Broken Chair“ (Cadeira Partida), uma cadeira gigante com três pés inteiros e um partido, do artista suíço Daniel Besset, como forma de protesto contra as minas terrestres usadas em algumas guerras.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.