Assinar
Desporto

Dakar: Furos e problemas mecânicos fazem cair pilotos leirienses na classificação geral

Demoraram quase 10 horas a concluir a etapa e chegaram à meta quase em simultâneo. “Isto é o Dakar e amanhã há mais uma etapa”, diz Ricardo Porém.

Ricardo Porém e João Ferreira foram os dois últimos pilotos a chegar ao final da etapa de hoje, do rali Dakar, na categoria T3, dedicada a veículos ligeiros (SSV) protótipos.

Com 590 km, 431 deles cronometrados, a segunda etapa ligou Sea Camp e Al Ula e representou uma verdadeira dor de cabeça para muitos dos participantes na edição de 2023 do rali mais duro do mundo.

Os pilotos leirienses enfrentaram vários problemas mecânicos e muitos furos, acabando a etpa juntos, ao fim de 10 horas, descendo várias posições na classificação geral.

Ricardo Porém, em comunicado, explica que “esta foi das etapas mais duras” que já enfrentou nas quatro edições onde participou, a que se junta um total de seis furos. “Fica impossível esperar um resultado positivo. A meio da etapa, já muito atrasados, encontrámos o João Ferreira que estava também com problemas. Parámos, ajudámos e seguimos juntos até ao final num ritmo muito cauteloso. Isto é o Dakar e amanhã há mais uma etapa”, disse.

Ontem, o rookie João Ferreira tinha obtido um sexto lugar na etapa, mas esta segunda-feira, o Dakar fez das suas. “Começámos bem a etapa e conseguimos gerir bem as primeiras dificuldades. Rodámos em quarto lugar nos tempos intermédios, numa luta que, apesar de não ser a nossa, nos motivava. Depois, e quando tudo parecia estar a correr bem, ficámos sem tração dianteira e ficou impossível de continuar sem ajuda. Felizmente apareceu o Ricardo [Porém] que nos ajudou e deu uma motivação extra. Chegámos ao Bivouac e agora vamos descansar para estar prontos para mais um dia de Dakar”, afirmou.

Os dois pilotos estão a participar no Dakar com um X-raid YXZ1000R Turbo Prototype, da equipa alemã X-Raid Yamaha supported Team. Ricardo Porém terminou com mais 4h16m que o vencedor da jornada, descendo à 30ª posição da classificação. Já João Ferreria demorou 9h51m a concluir o percurso (mais 4h12m que o vencedor) e caiu para o 33º lugar na geral.

Esta terça-feira, os pilotos da 45ª edição do Dakar, que acontece na Arábia Saudita, vão acelerar ao longo de 669 km, dos quais 447 km cronometados, na região de Hail.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.