Assinar
Desporto

Dakar: João Ferreira usa joker, Ricardo Porém é sexto

Prova está a ser disputada na Arábia Saudita e termina no próximo domingo.

Concluída a etapa maratona, Ricardo Porém subiu mais um lugar na classificação geral da categoria T3 (SSV), para 13.º, enquanto João Ferreira, que hoje não alinhou, caiu para 37.º.

Para Ricardo Porém, vencedor da etapa de ontem, a etapa correu sem sobressaltos, e foi sexto classificado, a 4m31s do vencedor, o chileno Ignacio Casale, ambos os pilotos da Yamaha.

“Hoje fizemos uma etapa tranquila, sem arriscar nada, uma vez que as dunas estão muito moles e de dificuldade acrescida. Ainda assim o nosso X-Raid esteve à altura do desafio e não acusou qualquer problema nestes dois dias sem assistência”, partilhou o piloto leiriense, no final da etapa.

Já João Ferreira, que ontem foi segundo, atrás do conterrâneo Ricardo Porém, abdicou de participar na 12.ª etapa do rali Dakar devido a um problema mecânico.

“Infelizmente, depois da chegada da etapa de ontem [quinta-feira], a primeira parte da etapa maratona, e de termos feito a manutenção e revisão nós próprios, sem direito a assistência da X-raid Team, decidimos não partir para a etapa de hoje, regressando ao bivaque em ligação”, explicou, nas suas redes sociais.

Sendo um dos pilotos prioritários, tem à disposição dois jokers, para poder regressar à prova em regime de Dakar Experience caso não consiga concluir a etapa.

Na primeira semana, o atual campeão nacional e da Europa de todo-o-terreno já tinha utilizado um joker, devido a problemas mecânicos, e recorreu ao segundo hoje, de forma a não correr o risco de ficar parado no meio do deserto e ficar impedido de realinhar nas próximas etapas.

Amanhã, João Ferreira regressa à prova, com uma penalização acentuada, que o fez cair para 37.º da geral na categoria.

Sábado disputa-se a 13.ª e penúltima etapa da prova, com 154 km cronometrados entre Shaybah e Al-Hofuf, na Arábia Saudita. O Dakar termina no domingo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.