Assinar
Desporto

Dakar: João Ferreira vence 8ª etapa e é a figura do dia

O piloto de Leiria garantiu uma vitória histórica na sua carreira e também para a Yamaha – e é a figura do dia para a organização do Dakar 2023. Outro leiriense, Ricardo Porém, é o melhor português da geral, seguindo em 17ª lugar.

A dupla João Ferreira/Filipe Palmeiro venceu e o piloto de Leiria foi considerado a figura do dia pela organização ASO/F. Gooden/DPPI

Ameaçou na quarta e na sétima etapas e hoje, na oitava, João Ferreira conseguiu mesmo uma vitória no Dakar 2023 na categoria T3 – os chamados protótipos leves -, confirmando grande qualidade na mítica prova do todo-o-terreno mundial.

O piloto de Leiria, com 23 anos, continua a dar cartas na Arábia Saudita, no ano de estreia no Dakar. Hoje, na especial de 346 quilómetros cronometrados entre Al Duwadimi e Riade, João Ferreira assumiu o comando ao quilómetros 90 e nunca mais foi ultrapassado, terminando com 17 segundos de vantagem sobre o segundo classificado.

Depois dos títulos de campeão nacional, ibérico e europeu de todo-o-terreno, o piloto volta a brilhar, agora no Dakar, tendo hoje atingido o ponto máximo:

“Esta etapa correu-nos bem desde o início, uma vez que depois do resultado obtido ontem acabámos por conseguir partir um bocadinho mais à frente, não apanhámos pó e foi uma etapa 100% limpa, onde impusemos um ritmo forte. Esta foi uma etapa dura, com muita pedra e areia no final, dunas muito grandes. Ultrapassamos todos os desafios e conseguimos a nossa primeira vitória no Dakar. É um orgulho enorme levar mais longe o nome de Portugal com esta vitória”, disse o piloto de Leiria no final, citado pelo seu serviço de comunicação.

Apesar do conjunto de resultados positivos, “o objetivo não se altera”, garante João Ferreira. “Queremos estar no final da prova e continuar a evoluir diariamente!”, garantiu o vencedor da oitava etapa, que contribuiu também para um feito para a Yamaha: ao ganhar ao volante do YXZ1000R Turbo Prototype SXS da X-Raid, garantiu ao construtor ser o primeiro a conquistar etapas nas categorias de motocicletas e automóveis num Dakar.

Outro português em destaque é o também leiriense Ricardo Porém, igualmente ao volante de um Yamaha. Hoje terminou em 14º lugar e é neste momento o melhor da geral, ocupando o 17º posto (João Ferreira é 36º).

Depois de ter partido relativamente atrasado para a etapa de hoje, Porém foi subindo:

“Foi um dia de muitas ultrapassagens e onde conseguimos impor o nosso ritmo. Terminámos a especial na 14ª posição, o que nos permite subir ao 17º lugar da geral, na qual somos figuramos como melhores
portugueses”, salientou o piloto da X-Raid Yamaha.

Para vitória de João Ferreira, considerado a Figura do Dia para o site oficial do Dakar 2023, Ricardo Porém deixou novamente palavras elogiosas:

“Acompanhei a temporada 2022 completa do João e sabia que o dia dele neste Dakar ia chegar. Preparámos esta prova juntos e só fica surpreendido com este resultado quem não conhece o João, o seu empenho e qualidade. Acredito que será a primeira de muitas”.

Amanhã é dia de descanso no Dakar, preparando a segunda etapa maratona da edição deste ano. A etapa inicial da segunda parte da prova não pretende criar dificuldades excessivas aos concorrentes que, no final do dia não vão ter assistência por parte das equipas e mecânicos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.