Assinar


Desporto

Dakar: Pilotos leirienses terminam etapa mais longa desta edição sem dificuldades

Condições meteorológicas podem condicionar etapa de amanhã.

JF

Mais de 900 km marcaram a sexta etapa da edição de 2023 do rali Dakar, jornada que terminou com saldo positivo para os pilotos João Ferreira e Ricardo Porém.

Ambos, ao volante dos X-Rais YXZ1000R Turbo Prototype SXS, e com o objetivo de chegar ao fim, conduziram sobre dunas e alcançaram o 15º e o 16º lugar, respetivamente, na categoria T3.

“Depois de um dia menos positivo, a estratégia para hoje era não ter problemas e ganhar confiança. A tarefa não era fácil uma vez que enfrentávamos a etapa mais longa deste Dakar 2023! A verdade é conseguimos cumprir o grande objetivo e o resultado acabou por ser positivo e em linha com a estratégia delineada!” explicou Ricardo Porém, que está em 16º da geral.

Sensação, e dever cumprido, de forma bem diferente dos últimos dias teve o campeão nacional de todo-o-terreno. “Esta sexta etapa do Dakar Rally foi muito tranquila e livre de problemas! Diversão e comprometimento com a estratégia da equipa foram as palavras de ordem! Acima de tudo desfrutamos muito da experiência e, na verdade, é para isso que aqui estamos!”, disse João Ferreira, que permanece na 39ª posição da geral.

Ontem, quinta-feira, a etapa foi bastante difícil para os pilotos leirienses: Ricardo Porém e João Ferreira acabaram a etapa na 29.ª e 31.ª posição, respetivamente.

“Decididamente este parece que não é meu Dakar. Desde o primeiro quilómetro que me senti confiante e o Augusto Sanz a fazer um trabalho de navegação fantástico, como tem sido hábito em todas as etapas, até que cerca do km168 dei um toque num Camel Grass (erva de camelo) e parti o braço de suspensão inferior. Tive que esperar pelo camião de assistência rápida e substituir a peça. Perdi mais de 2h30 e tive que fazer os últimos 100km de dunas de noite. Confesso que estou dececionado com toda esta mala suerte que nos tem acompanhado nesta corrida … mas não vamos baixar os braços, e até dia 15 de janeiro tudo farei para vos orgulhar de bons resultados em etapas de forma a agradecer todo o apoio que tem dado”, confidenciou Ricardo Porém, no final da etapa.

No mesmo registo, João Ferreira mostrava-se “infeliz com o decorrer da etapa que até começou muito bem”. “Saímos de uma boa posição, mas acabamos por ter alguns problemas que nos limitaram o andamento. Amanhã [sexta-feira] há mais Dakar e estamos no registo etapa a etapa”, admitiu.

Quanto à 7ª etapa, as condições climatéricas que se fazem sentir na Arábia Saudita estão a condicionar os percursos. A organização decidiu cancelar a 7.ª etapa nas categorias de motos e quads, entre Riad e Al Duwadimi, devido às dificuldades climatéricas e também ao elevado nível de fadiga dos pilotos. No domingo, dia 8, as motas disputam a 8ª etapa, remarcada, ou seja, com a especial 7 no percurso inicial, reduzida para 345 km.

No entanto, no caso dos carros, camiões e Dakar Classic, o trajeto previsto para amanhã, sábado, irá ser disputado como estava previsto, com 861 km, 333 de especial, em terrenos acidentados e planaltos arenosos, alguma pedra no início, mas também maciços dunares gigantes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.