Assinar
Mercado

Dezasseis empresas do distrito de Leiria têm certificado de desenvolvimento sustentável

O Biosphere Sustainable é um sistema internacional que responde aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas

O distrito de Leiria é o 7º do país em número de empresas do sector do turismo reconhecidas com o Certificado Biosphere Sustainable, criado pelo Instituto de Turismo Responsável (RTI).

Segundo os dados consultados este domingo, dia 15, pelo REGIÃO DE LEIRIA, há 250 empresas distinguidas em Portugal, cabendo a liderança ao distrito de Viseu (35), seguido de Beja (23) e Lisboa, Portalegre e Porto (22 em cada).

Os distritos de Coimbra (17), Leiria (16) e Setúbal (15) ocupam as posições seguintes em número de certificações, revela a RTI, adiantando que há “mais de três mil entidades que fazem a Gestão da Sustentabilidade com Biosphere, em 31 países, correspondendo a mais de 200 mil ações”.

As 16 empresas certificadas no distrito de Leiria são seis hotéis, três alojamentos rurais, dois equipamentos de turismo de natureza ativo, um aluguer de férias, dois bares e cafetarias, um operador turístico e a última está registada em “outros serviços”

Os selos de qualidade ambiental contemplam a Quinta das Cantigas – by YourHoliday.PT, Your Hotel & Spa Alcobaça e o Sítio do Louro (Alcobaça); Poço e Meio (Ansião), Casa do Outeiro (Batalha), Quinta da Foz e Flamboyant B&B (Caldas da Rainha); Quintinha do Casal Ruivo (Figueiró dos Vinhos), Portugal A2Z Walking & Biking (Leiria), Old Beach Eco Frendly (Marinha Grande), Tribo da Praia, WOT Peniche, Bukubaki Eco Surf Resort, Hotel PINHALmar, Go4 Surf e Special Surf 78 (Peniche).

Em reação à recente atribuição do Certificado Biosphere Sustainable, o Your Hotel & Spa Alcobaça afirma, em comunicado, que “desde o princípio da sua atividade que aposta numa gestão mais eficaz dos aspetos ambientais e sustentabilidade das atividades do negócio, com a implementação da ISO 14001 e outras certificações como o galardão Green Key, que recebeu seis anos consecutivos”.

O Biosphere Sustainable é um sistema internacional que através de um conjunto de normas/padrões estabelece objetivos específicos, identificáveis e mensuráveis. É a primeira certificação a responder aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, focando-se em planos e ações práticas nas dimensões “Ambiente e alterações climáticas”, “Sociedade e cultura” e “Governança e economia”.

Um processo de auditorias garante o compromisso das empresas na proteção do meio ambiente e das gerações futuras, através da implementação de medidas e boas práticas de consumo sustentável, alicerçadas em objetivos e metas mensuráveis, com impacto no ecossistema empresarial: fornecedores, comunidade e economia local, colaboradores, clientes e ambiente.

“A sustentabilidade sempre foi um ponto central da nossa estratégia. Acreditamos que nos torna mais fortes e mais próximos daquilo que todos nós, enquanto consumidores, valorizamos. Temos uma preocupação constante com as boas práticas de sustentabilidade ambiental, social e económica, e esta Certificação Biosphere Sustainable vem ajudar neste processo”, afirma o responsável pela área da qualidade do Your Hotel & Spa Alcobaça, Celso Frade.

O sistema Biosphere foi criado em 1997 pelo RTI a partir de um grupo de académicos, profissionais e especialistas em sustentabilidade. O RTI é um órgão independente criado em 1995 com o objetivo de promover ações e programas de desenvolvimento sustentável em destinos e empresas. Nasceu apoiado pela UNESCO por meio de um memorando de entendimento que possibilitou o desenvolvimento de atividades de cooperação, projetos e eventos entre as duas organizações.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.