Assinar
Leiria

Greve de professores por distrito chega amanhã a Leiria

Várias escolas alertam encarregados de educação para os efeitos da greve. Serviços mínimos ainda não se aplicam

Greve por distritos agendada para esta segunda-feira, dia 30, em Leiria Foto de arquivo Joaquim Dâmaso

Leiria é palco, esta segunda-feira, do arranque da terceira semana de greve nacional de professores com incidência distrital.

Convocada por nove organizações sindicais, a iniciativa arrancou a 16 de janeiro, tem percorrido vários distritos e esta segunda-feira, Leiria é o centro da iniciativa. De acordo com nota do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC), amanhã, os professores em greve irão concentrar-se no Largo do Papa, em Leiria, a partir das 10h30.

Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof é esperado na concentração e “irá acompanhar, junto dos professores e educadores do distrito de Leiria, o início de mais uma semana de greve”, aponta nota do SPRC.

A paralisação tem vindo a percorrer os diversos distritos do país, devendo terminar a 8 de fevereiro, no Porto. “A julgar pelos níveis registados nos últimos dias, prevê-se que a adesão se mantenha elevada e que seja mais um dia de forte luta”, aponta a nota do SPRC.

Antecipando dificuldades no funcionamento nos estabelecimentos escolares, algumas direções de agrupamentos e escolas alertaram os encarregados de educação para a necessidade de se certificarem de estarem reunidas as condições nas escolas para acolherem os alunos antes de os deixarem no local.

O certo é que estão já definidos serviços mínimos a que estão obrigados professores e pessoal não docente. Todavia, a decisão do Tribunal Arbitral sobre esta matéria só tem efeitos a partir de dia 1 de fevereiro, quarta-feira, o que poderá implicar efeitos mais significativos no normal funcionamento das escolas da região esta segunda-feira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados