Assinar


Desporto

Leirienses estão na corrida para “Desportista do Ano”

Votação com participação do público está a decorrer até 31 de janeiro e há atletas, equipas e treinador com ligações à região entre os finalistas. Vencedores são revelados na Gala da Confederação do Desporto de Portugal.

foto de vários objetos ligados a desporto colocados sobre relva

A Confederação do Desporto de Portugal (CDP) já revelou os nomes dos candidatos ao Prémio “Desportista do Ano”, da 26.ª Gala do Desporto e entre os nomeados há vários leirienses.

A eleição conta com a participação do público, que pode votar até às 17 horas do dia 31 de janeiro. A votação do público representa um peso de 60% na eleição final. Os restantes 40% correspondem às escolhas de quem estiver presente no dia da Gala.

Esta é já a terceira etapa neste processo. Numa primeira fase, os nomes foram indicados pelas Federações para as cinco categorias a concurso.

Um júri composto por presidentes de federações desportivas, de entidades ligadas ao desporto e de outras personalidades do fenómeno desportivo selecionou depois os cinco finalistas para Treinador do Ano, Jovem Promessa do Ano, Equipa do Ano, Atleta Feminino do Ano, Atleta Masculino do Ano e Desporto Adaptado, uma nova categoria que a CDP decidiu adicionar aos prémios que são já uma referência para o desporto português.

Para escolher os melhores entre as cinco categorias, basta aceder à página da Conferação.

Entre os leirienses a concurso estão Gabriel Mendes, selecionador nacional de ciclismo e natural da Marinha Grande, que está nomeado para “Treinador do Ano”; a seleção nacional de Andebol em cadeira de rodas, que integra sete jogadores da APD-Leiria, na categoria “Desporto Adaptado”; e Auriol Dongmo, lançadora do peso, e Joana Santos, em judo, ambas com ligações a Leiria, e que estão entre as cinco finalistas de “Atleta feminino”.

Os nomeados são:
Treinador – Jorge Pichardo Fundora (Atletismo), Hélio Lucas (Canoagem), Gabriel Mendes (Ciclismo), Abel Ferreira (Futebol) e Jorge Braz (Futsal).
Jovem Promessa – Francisco Costa (Andebol), Beatriz Fernandes (Canoagem), Nuno Mendes (Futebol), Fábia Conceição (Judo) e Diogo Ribeiro (Natação).
Equipa – Seleção Nacional Sub-20 Masculina (Andebol), Seleção Nacional de Futsal Feminino (Desporto Universitário), SL Benfica Youth League (Futebol), Seleção Nacional Sénior Masculina (Futsal) e Equipa Sénior de Trampolim Masculino (Ginástica).
Desporto Adaptado – Seleção Nacional em Cadeira de Rodas (Andebol), Miguel Monteiro (Atletismo), Norberto Mourão (Canoagem), Hugo Passos (Lutas Amadoras) e Camilo Abdula (Surf).
Atleta Feminino – Auriol Dongmo (Atletismo), Teresa Portela (Canoagem), Maria Martins (Ciclismo), Joana Santos (Judo) e Marta Paço (Surf).
Atleta Masculino – Pedro Pichardo (Atletismo), Neemias Queta (Basquetebol), Fernando Pimenta (Canoagem), Zicky Té (Futsal) e Gustavo Ribeiro (Skate).

Os vencedores serão anunciados durante a 26ª da Gala do Desporto, que irá decorrer no dia 1 de fevereiro, no Salão Preto e Prata do Casino do Estoril. Além de serem revelados os vencedores do prémio “Desportistas do Ano”, haverá a distinção das Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais.

“É com enorme satisfação que voltamos a premiar o que de melhor foi feito no Desporto a nível nacional. Este é um evento marcante na agenda do Desporto nacional e estamos certos de que no dia 1 de Fevereiro teremos novamente uma festa do sector, com grande expectativa para saber quem serão os premiados. Contudo, devemos destacar que há muitos outros nomes que poderiam estar aqui no leque dos escolhidos pois felizmente, apesar dos recursos limitados que o Desporto tem ao seu dispor, graças ao seu empenho e talento, todos os dias, centenas de atletas lutam para se superar e atingir um nível de excelência a nível nacional e internacional”, referiu Carlos Paula Cardoso, presidente da CDP, na cerimónia de apresentação dos finalistas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.