Assinar


Cultura

“O Nariz” festeja dia de Reis em Leiria com histórias e música

O grupo de teatro convoca o público e uma dezena de contadores para a sessão “Contos de Réis”.

Rui Pedro Lourenço

Histórias sobre reis, rainhas, princesas e príncipes, entre outras com música a permeio, vão ser contadas em Leiria no dia de Reis, 6 de janeiro, numa sessão promovida pelo grupo de teatro “O Nariz”. 

“Contos de Réis” é o título escolhido para a noite de histórias que animará o dia de Reis, na qual vão intervir cerca de uma dezena de contadores, avança a organização. 

“Sem histórias o mundo limitar-se-ia a existir, indistinto. O homem tem a ânsia de ir além da sua história e da sua geografia para aí encontrar a vertente mais ávida e apaixonada do seu ser”, escreve O Nariz numa nota hoje divulgada sobre “Contos de Réis”.

O grupo cita a escritora e contadora de histórias Karen Blixen que defendia que, “sem histórias, a espécie humana teria perecido, como teria perecido sem água”.

“As histórias transportam-nos para um cenário que se desenha com palavras, abrindo portas e janelas na banalidade dos dias, acordando a curiosidade e o desejo de modificar o seu olhar sobre o que o rodeia”, reforça o grupo de teatro.

Para a sessão de dia 6 de janeiro estão convocados os contadores Ana Moderno, Berto Bé, Daniel Reis, Diana Catarino, Liliana Gonçalves, Luís Mourão, Marciano Silva e Pedro Oliveira, entre outros.

Segundo Pedro Oliveira, responsável pelo “O Nariz” e um dos contadores que estará de serviço, o nome da sessão joga com a relação entre o dia de Reis e a expressão “conto de réis”, que era usada em Portugal para indicar mil escudos (o equivalente aproximado aos atuais 5 euros).

“Passam cem anos sobre o lançamento pelo Alves do Reis – outra relação – da famosa nota falsa de 500 escudos, e duas delas faziam um conto de réis”, explica.

Aos contadores será proposto partilharem sobretudo “as muitas histórias que há sobre reis, princesas e príncipes”, embora o programa da noite “seja livre, ao gosto de cada um”, para “proporcionar o encontro entre contadores e o público”, antecipa.

O momento servirá também para lançar a programação do Encontro Internacional de Contadores de Histórias, que entre 06 e 12 de fevereiro chegará a escolas, associações e teatros de vários concelhos dos distritos de Leiria e Santarém. 

“Contos de Réis” decorre no Espaço Nariz – Recreio dos Artistas, em Leiria, a partir das 21h30 do dia de Reis. 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados