Assinar


Marinha Grande

Arquivo Municipal requalificado ganha documentos de duas fábricas históricas

Memória documental das fábricas “A Central” e Jorgen Mortensen Lda./JMGlass fica à guarda do município da Marinha Grande.

Técnicos do Arquivo Municipal da Marinha Grande vão garantir salvaguarda do património documental empresarial CMMG

A documentação relativa às fábricas “A Central” de J. Ferreira Custódio e Jorgen Mortensen Lda./JMGlass, já encerradas, passou a integrar o acervo do Arquivo Municipal da Marinha Grande.

“A documentação será alvo de tratamento arquivístico adequado, nomeadamente avaliação, descrição, digitalização e disponibilização, numa lógica de salvaguarda do património arquivístico empresarial da Marinha Grande”, revelou, dia 8, a Câmara.

A fábrica “A Central” foi criada em 23 de junho de 1894, sendo uma das mais antigas fábricas de cristalaria da Marinha Grande. A JMGlass iniciou a sua atividade em 1994, continuando em laboração dois anos depois da morte de Jorgen Mortensen, em 2006.

Entretanto, autarquia divulgou ter requalificado o edifício do Arquivo Municipal, situado junto ao Parque da Cerca, realizando um investimento superior a 226 mil euros. A intervenção incidiu no interior e no exterior do imóvel, adianta a autarquia.

Requalificação do edifício do Arquivo Municipal, situado junto ao Parque da Cerca, implicou investimento superior a 226 mil euros CMMG

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.