Assinar


Cultura Exclusivo

Contadores levam histórias a quase dois mil alunos de Leiria, Marinha Grande, Batalha e Santarém

O Encontro Internacional de Contadores de Histórias e Narradores Orais junta contadores de cinco países e decorre entre 6 e 11 de fevereiro.

Em 2023, “O Nariz” convoca para o Encontro Internacional contadores de Portugal, Angola, Argentina, Espanha e Itália: o galego Celso Fernández Sanmartín, a italiana Antonella Gilardi, o argentino Rodolfo Castro, a angolana Patrícia Amaral e os portugueses Carlos Marques, Jorge Serafim e Cristina Taquelim LEONOR LOURENÇO

Chegam de Angola, Argentina, Espanha, Itália, além de Portugal, as muitas histórias que estão a caminho para mais uma edição do Encontro Internacional de Contadores de Histórias e Narradores Orais que “O Nariz” organiza entre 6 e 11 de fevereiro.

Na próxima semana, essas mesmas narrativas vão ser ouvidas por quase dois mil alunos de escolas de Leiria, Marinha Grande, Batalha e também do distrito de Santarém, desde o pré-escolar ao ensino secundário. É a maior edição de sempre do evento que o grupo de teatro de Leiria lançou em 2017.

“Consideramos que as expressões orais são um veículo de agregação cultural e, dessa forma, apostámos desde sempre neste caminho”, explica “O Nariz” em comunicado.

“Ano após ano demos voz a diversas narrativas e à nossa cultura imaterial, sendo os contadores de histórias e narradores orais envolvidos, os mediadores fundamentais na passagem de conhecimento, proporcionando ao público – de diversas idades – momentos de cultura e de lazer”, acrescenta o grupo.

Desde a criação do encontro, em 2017, quase duas dezenas de contadores de oito nacionalidades passaram por Leiria, trazendo a tradição, memória e sabedoria de outras geografias.

Em 2023, entram nesta aventura de partilha de histórias, repartida por escolas e apresentações ao público, os contadores Antonella Gilardi, Carlos Marques, Jorge Serafim, Patrícia Amaral, Rodolfo Castro e Cristina Taquelim.

O Encontro Internacional dedica-se à audiência escolar de 6 a 9 de fevereiro. Para o público em geral há duas sessões agendadas para 10 de fevereiro, no Espaço O Nariz/Recreio dos Artistas, e no dia 11, no Teatro Miguel Franco (21h30, 7 euros).

Para “O Nariz”, que ao longo de todo o ano leva histórias e música um pouco a todo o lado com “Contos ao Pôr-do-Sol”, esta é uma forma de “combater a iliteracia, compreender o mundo que nos rodeia e desenvolver o espírito crítico”. Através de “adágios, contos tradicionais, trava-línguas, narrativas e todas as formas de expressar memórias e mensagens”, procura-se fomentar a reflexão em “cada ouvinte”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.