Assinar
Cultura

Fernanda Montenegro no ecrã, Noiserv em cena e micro-festival “O Portão” na despedida do Acaso

O festival d’”O Nariz” chega ao fim com três propostas entre hoje, 26 de outubro, e domingo.

"As leis fundamentais da estupidez humana" está em cena em Leiria no sábado, dia 28, no Teatro Miguel Franco

A partir desta quinta-feira há três atos finais na 28ª edição do festival Acaso, que propõe um filme, uma peça de teatro e um convívio em forma de micro-festival.

Já hoje, 26 de outubro (21h30, 5 euros, M18), o Espaço O Nariz apresenta “Piedade”, filme de Cláudio Assis com a atriz Fernanda Montenegro e ainda Cauã Reymond, Matheus Nachtergaele e Irandhir Santos, entre outros.

Segundo a sinopse, os personagens conduzem o espectador “por submundos de uma cidade litoral no Nordeste que sofre com uma agressiva especulação imobiliária da parte de uma empresa petrolífera chamada Petrogreen”.

O realizador aborda as problemáticas por meio de pequenos detalhes, “a começar pela combinação paradoxal da associação petro (de petróleo) e green (verde)”. “Como se uma extracção de petróleo e responsabilidade ecológica pudessem, de alguma forma, andar juntas”, acrescenta-se.

Também há teatro nesta reta final do festival, e com um convidado especial. Noiserv junta-se à companhia LAMA em “As leis fundamentais da estupidez humana”, um ensaio de Carlo Cipolla (1973), em que o historiador italiano definiu, de forma bastante cómica, o comportamento humano nas nossas acções e nas consequências que elas têm nos outros.

Meio século depois, João de Brito decidiu levar à cena este texto filosófico e político, colocando a acção num talho e chamando várias artes para o acompanhar na encenação.

Segundo a companhia, o espectáculo propõe-se ser ao mesmo tempo uma reflexão sobre os nossos tempos e sobre o maior dos nossos inimigos – a estupidez.

Em Leiria, “As leis fundamentais da estupidez humana” é apresentado no Teatro Miguel Franco no sábado, 28 de outubro (21h30, 7,5 euros, M12) e conta com sonoplastia e apoio à criação de Noiserv, que é um dos intérpretes, juntamente com João de Brito e Vítor Ferreira.

Esta edição do festival Acaso despede-se no domingo, dia 29 (16h, entrada livre), com mais um encontro no Pátio do Jordão, junto à sede d’”O Nariz”. É o micro-festival “O Portão”, que conta com a participação de António Cova, Lisa Teles, Ricardo Carniça, Pedro Oliveira, Francisca Passos Vella, Marciano Silva, Manipulartes, entre outros.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.