Assinar
Leiria

Leiria reclama aeroporto nacional ou regional na base de Monte Real

A ferrovia, que colocará Leiria a 40 minutos de distância de Lisboa e 50 minutos do Porto, justifica que a BA5 possa ser “encarada numa dupla perspetiva”

O Município de Leiria “reclamou” junto da Comissão Técnica Independente (CTI) a construção do futuro aeroporto a norte do rio Tejo e a inclusão da Base Aérea de Monte Real (BA5) no lote de localizações em análise.

“Esta posição reforça uma missiva no mesmo sentido enviada ao primeiro-ministro na sequência da apresentação do projeto de alta velocidade ferroviária, que contempla uma paragem em Leiria”, anunciou o município de Leiria este sábado, dia 4, em comunicado.

A ferrovia, que colocará Leiria a 40 minutos de distância de Lisboa e 50 minutos do Porto, justifica que a BA5 possa ser “encarada numa dupla perspetiva: opção de localização do futuro aeroporto, ou, por outro, como base de dimensão regional, especialmente vocacionada para assegurar o serviço aeroportuário à Região Centro”.

“Acreditamos que, perante este novo contexto, Leiria poderá dar um contributo para a resolução do estrangulamento que Portugal regista no que diz respeito à capacidade aeroportuária, configurando Monte Real uma alternativa de implementação em prazo mais curto que as alternativas até agora conhecidas”, refere o documento, enviado na quinta-feira, dia 2, à CTI.

A sul do Tejo encontram-se 1.980.199 residentes, correspondentes a 19% da população nacional, enquanto a norte residem 7.877.394 pessoas, o que corresponde a 76% da população, adianta o comunicado da autarquia.

“Entendo que, perante este cenário, a BA5 deve ser considerada como uma solução válida a incluir na avaliação, sendo a que melhor defende o interesse nacional”, conclui o presidente da câmara de Leiria, Gonçalo Lopes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados