Assinar
Sociedade

Na região, o Carnaval são cinco dias

Mais de trinta sugestões, a maioria gratuitas, para vestir o fato e gozar o Carnaval na região.

A vida são dois dias, o Carnaval são três e a festa na região de Leiria prolonga-se durante cinco intensos dias.

programas para todos os gostos, horas e locais, desde o corso numa avenida principal até uma noite numa discoteca ou um baile mais recatado.

Para o ajudar a escolher a festa que mais se adequa ao que procura, deixamos aqui um roteiro de festas de Carnaval para os próximos dias.

17 de fevereiro, sexta-feira

  • Leiria – As escolas da cidade de Leiria realizam, no período da manhã, um desfile nas ruas do centro urbano, a partir das 10 horas. Um pouco por todo o concelho, os alunos vão sair às ruas e desfilar nas freguesias onde estudam.
  • Porto de Mós – O Desfile de Carnaval Escolar do concelho de Porto de Mós estende-se às dez freguesias, com cerca de 2.000 crianças, de 38 escolas e instituições sociais, a percorrer as principais avenidas das freguesias de Porto de Mós. A temática dos desfiles debruça-se sobre o tema do Projeto Educativo para 2022/2023, a Solidariedade.
  • Pombal – O Carnaval das Escolas regressa às ruas da cidade de Pombal, com o tema “Os Oceanos”, em sintonia com a nova Estratégia Nacional para o Mar 2021-2030. O objetivo é sensibilizar para a importância dos recursos do oceano, para uma proteção efetiva do ambiente marinho e das boas práticas inerentes e em simultâneo para a importância da alteração de comportamentos e de um estilo de vida mais sustentável, promovendo a ligação emocional ao oceano e às espécies marinhas, ou seja, contribuindo positivamente para a criação de uma geração azul. O desfile irá decorrer, a partir das 10 horas, e contará com a presença de cerca de 1.300 participantes, que foram convidados a utilizar este tema como mote para a elaboração dos seus fatos.
  • Batalha – A tenda instalada na zona desportiva recebe o Baile de Carnaval Sénior, a partir das 14h30.
  • Marinha Grande – A população com mais de 65 anos vai divertir-se na discoteca Império Romano, na Garcia, das 14 às 18 horas, com o objetivo de promover o envelhecimento saudável através do convívio e proporcionar um dia divertido e alegre aos idosos. Durante a manhã, das 10 horas às 11h30, realiza-se o tradicional desfile das escolas no Parque da Cerca e no centro da Vieira de Leiria.
  • Figueiró dos Vinhos – A folia carnavalesca começará, assim, com o Desfile de Carnaval das escolas do concelho, pelas 10h30, onde alunos e professores demonstrarão a sua alegria e imaginação. 
  • Peniche – O Carnaval Escolar realizar-se-á pelas 10h30, com os alunos dos Jardins de Infância e Escolas Básicas do concelho que vêm à cidade trazer a alegria dos seus sorrisos e a magia das suas máscaras.

18 de fevereiro, sábado

  • Figueiró dos Vinhos – A música e a dança, próprias das festividades, não faltarão. Sábado, dia 18, promovido pela Associação Terractividade, realizar-se-á o Baile e Concurso de Máscaras de Grupo, onde os dois Melhores Grupos de Mascarados serão premiados.
  • Marinha Grande – A Escola Padre Franklin, em Vieira de Leiria, é o local escolhido para o baile de Carnaval, com atuação da Banda Acesso e dj Leonel, a partir das 22 horas.
  • Leiria – O Carnaval da Carreira começa no sábado e prolonga-se até terça-feira, sempre com música e bailes. No domingo e na terça-feira, há corso carnavalesco.
  • Nazaré – O Reinado “Só se tá néuva” sai à rua com viaturas alegóricas nos dias 18, 19, 21 e 22 de fevereiro, com Cristina Lucas e Ventura Pilo Bem na cadeira de Reis do Carnaval 2023 da Nazaré. No sábado há d𝗲𝘀𝗳𝗶𝗹𝗲 𝗻𝗼𝘁𝘂𝗿𝗻𝗼. O grande momento está previsto para domingo e terça-feira, com os desfiles na marginal da Nazaré.

19 de fevereiro, domingo

  • Alvaiázere – A partir das 15 horas, o desfile tem início no Parque Multiusos e termina na praça Cesário Neves. A temática é livre. A partir das 16 horas, há concerto com Miguel Azevedo, cantor de música popular portuguesa e ex-concorrente do Big Brother Famosos.
  • Batalha – No domingo 19, inicia-se às 15h00, na zona desportiva da Vila, mais um Corso carnavalesco, que contará com a participação das associações concelhias e das crianças da rede de ATLs, envolvendo diretamente mais de 1000 figurantes. O desfile contará com diversos apontamentos de animação, através da participação de vários grupos de bombos e de animação de rua oriundos de vários pontos do país.
  • Ourém – É uma invasão de foliões que se espera em Ourém, a partir das 15 horas. O desfile termina no Centro de Exposições onde serão revelados e entregues os prémios do desfile, seguido de baile, pelas 18h30.
  • Figueiró dos Vinhos – Criatividade que poderá ser, igualmente, observada no almejado Corso Carnavalesco com a artista Rosinha, “Rainha” de 2023, marcado para domingo, dia 19, pelas 15h00, e que culminará com um espetáculo musical protagonizado pela artista.
  • Marinha Grande – O largo da República, em Vieira de Leiria, recebe o corso de Carnaval, a partir das 14h30, com atuação de dj Prosa e dj Daniel F.
  • Peniche – Nos dias 19 (domingo) e 21 (terça-feira), a partir das 15h, serão 620 os foliões que poderemos ver desfilar pelas ruas da cidade, distribuídos por 19 grupos, no Grande Corso Carnavalesco de Peniche, com a música, cor e animação a que nos habituámos nos anos anteriores.
  • Leiria – O tema do Carnaval do Casal dos Claros e Coucinheira em 2023 é “Videojogos“. Na sexta há desfile de crianças e no sábado haverá baile à noite. Mas o grande desfile está marcado para domingo à tarde, a partir das 14h30. Há noite há dj e a atuação de Rosinha (22 horas). A festa repete na segunda-feira à noite, e terça-feira de Carnaval, o corso e os carros alegóricos saem novamente para a rua.
  • Alcobaça -Pataias realiza dois desfiles: um no domingo gordo, outro na terça-feira de Carnaval. Ambos às 15 horas.
  • Pedrógão Grande – Ninguém leva a mal o Carnaval de Vila Facaia, com a participação de cabeçudos e bombos. No dia 21, há novo desfile, em Pedrógão Grande, durante a tarde, e o enterro do entrudo, à noite, em Vila Facaia.

20 de fevereiro, segunda-feira

  • Batalha – O programa finda na segunda-feira, dia 20, às 22h30, com a realização da Tenda de Carnaval instalada na zona desportiva da vila, numa organização do Centro Cultural e Recreativo da Quinta do Sobrado e Palmeiros, estando garantida a participação dos DJs “MC FUBU” e “Eurico Lisboa”. A entrada é gratuita
  • Figueiró dos Vinhos – Já no dia 20, segunda-feira, o salão dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos será palco do Baile com a “Banda Sense” e do Concurso de Máscaras Individuais que ofertará ao Melhor Mascarado um belíssimo Jantar para 2 Pessoas, num restaurante do concelho à sua escolha, e ao detentor do 2º Lugar um delicioso Cabaz de Doces Regionais.
  • Leiria – Uma noite de folia e boa disposição, animada pelos Usados Com Garantia (Miguel Chagas + Paulo Granada) e Nuno Fernandez, no estádio Municipal de Leiria, a partir das 22 horas, com entrada livre.
  • Marinha Grande – Baile de Carnaval com Banda FH5 e Kid Loco & Los Mysterios, às 22 horas, na Escola Padre Franklin, em Vieira de Leiria.

21 de fevereiro, terça-feira

  • Figueiró dos Vinhos – A Folia de 2023 termina em beleza novamente com o desfile de carros alegóricos pelo centro da vila, no dia 21, e com o divertidíssimo “Enterro do Entrudo”, na Quarta-feira de Cinzas.
  • Marinha Grande – O largo da República, em Vieira de Leiria, recebe o desfile de Carnaval com atuação de DJ Prosa e DJ Daniel F, a partir das 14h30

22 de fevereiro, quarta-feira

  • Peniche – Por fim o Carnaval termina com o tradicional “Enterro do Bacalhau”, no dia 22 (quarta-feira) pelas 21h, em que as viúvas choram a morte do “Entrudo”, caminhando pelas ruas da cidade.
  • Nazaré – É 𝗤𝘂𝗮𝗿𝘁𝗮-𝗳𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗱𝗲 𝗖𝗶𝗻𝘇𝗮𝘀, ou seja, a partir das 17 horas tem inícioo enterro do Santo Entrudo, depois de mais de dois meses de folia na Nazaré.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados