Assinar
Andebol

Seleção feminina de andebol disputa torneio na Batalha a caminho do play-off para o mundial

A equipa “vai aproveitar estes três jogos para se preparar e continuar a acreditar que pode contornar a Roménia”

FAP

A seleção portuguesa feminina de andebol disputa no início de março o Torneio Internacional na Batalha, com vista à sua preparação “o melhor possível para contornar” a Roménia, o seu adversário no play-off de apuramento para o campeonato do mundo.

No Pavilhão Gimnodesportivo da Batalha, de 3 a 5 de março, competem as seleções de Espanha, Itália, Cabo Verde e de Portugal, que “tem neste momento objetivos muito específicos”. “Estamos em preparação para um play-off muito difícil em que não somos favoritos, como toda a gente reconhecerá”, referiu o selecionador nacional, José António Silva, na apresentação da prova, na sexta-feira, dia 17, na Batalha.

Por isso, como adiantou, a equipa “vai aproveitar estes três jogos para se preparar o melhor possível e continuar a acreditar que pode contornar a Roménia, adversário que tem pela frente” no caminho para o mundial.

“Estes três jogos vão ser, fundamentalmente, para avaliar as atletas, consolidar o nosso modelo de jogo, testar novas soluções, sempre tendo em vista este play-off”, sublinhou José António Silva, adiantando que a seleção também vai “interagir com os jovens das escolas e todas as pessoas que o queiram fazer, no sentido de lhes proporcionar uma experiência diferente”.

O presidente da Federação de Andebol, Luís Miguel Laranjeiro, considerou o torneio “importante na preparação para um play-off exigente, mas onde a ambição, foco, profissionalismo, o dar tudo, estará como sempre presente na seleção nacional feminina”.

Estou certo que, mais cedo, do que mais tarde, a seleção feminina estará numa fase final do europeu ou do mundial, como faz parte da nossa estratégia de alavancar o andebol feminino, que é muito importante”, adiantou Luís Miguel Laranjeiro, sublinhado também “a preocupação de proximidade: nós queremos estar com os clubes locais, mas também com as escolas, na promoção da modalidade na comunidade do concelho da Batalha”.

O torneio, que “vai proporcionar às gentes da Batalha, especialmente aos jovens, verem equipas de elevada qualidade, é importante por permitir a promoção do concelho e ainda por proporcionar aos atletas dos clubes de andebol da região assistir a excelentes jogos e à qualidade elevada das equipas”, salientou, por seu lado, o presidente da câmara da Batalha, Raul Castro.

Luís Miguel Laranjeiro, Raul Castro e José António Silva

“É importante ainda porque defendemos que deve haver a possibilidade de proximidade com os atletas de alta competição que representam o país, que para nós são um orgulho e um exemplo. Por isso, neste torneio haverá ações de promoção, nomeadamente conversas entre atletas, selecionador nacional e alunos do Agrupamento de Escolas da Batalha”, adiantou o autarca, esperando que “este torneio de qualidade possa ser replicado nos anos que aí vêm”.

As crianças vão poder assistir aos treinos em ambiente de jogo e interagir com as atletas, à margem das sessões de trabalho, e no dia 5 jovens atletas de todo país assistirão ao torneio, que envolve mais de 100 pessoas entre atletas e outros membros das comitivas.

O Torneio Internacional na Batalha, que tem entrada gratuita, resulta de uma parceria entre o município, Federação de Andebol de Portugal, Associação de Andebol de Leiria e o Batalha Andebol Clube (BAC).

Quadro de Jogos

03 de março | sexta-feira

18h00 – Espanha X Cabo Verde

20h30 – Portugal X Itália

04 de março | sábado

15h30- Itália X Espanha
18h00 – Cabo Verde X Portugal

05 de março | domingo

15h30 – Itália X Cabo Verde 

18h00 – Portugal X Espanha

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados