Assinar
Desporto

Auriol Dongmo entra hoje em pista para defender título europeu

A prova de lançamento do peso conta com mais uma atleta leiriense. Eliana Bandeira também está apurada para a qualificação no peso.

Auriol Dongmo é campeã do mundo e da Europa de pista coberta. Em fevereiro, venceu o Campeonato de Portugal. FPA

A renovação do título de campeã europeia de pista coberta é o grande objetivo de Auriol Dongmo. A atleta leiriense entra hoje em prova, na Atakoy Arena, em Istambul, Turquia, onde decorrem até domingo dos Campeonatos Europeus em Pista Coberta.

Na disciplina de lançamento do peso, onde a campeã do mundo participa, na segunda posição em 16 concorrentes, competem também Jessica Inchude, quinta, e a leiriense Eliana Bandeira, que é nona.

O apuramento para a final, a partir das 17h40 (hora portuguesa) de hoje, faz-se diretamente com um lançamento de 18,50 metros ou ficar nas oito primeiras no fim da qualificação.

Auriol Dongmo tem como melhor marca da época um lançamento a 19,24 metros, sendo o seu recorde pessoal de 20,43 metros. Jessica Inchude estabeleceu este ano o seu melhor desempenho nos 18,47 metros, enquanto a estreante Eliana Bandeira tem como melhor registo, alcançado em 2023, 17,97 metros.

A final será amanhã, dia 3, a partir das 17h53 (hora portuguesa).

Outra leiriense, Evelise Veiga, que também se estreia no Europeu de pista coberta, é a única portuguesa que corre para a qualificação da final do salto em comprimento no sábado, pelas 8h10 (hora portuguesa). A final está marcada para domingo, dia 5, às 16h50 (hora portuguesa).

A saltadora tem como recorde pessoal a distância de 6,58 metros e esta temporada o melhor que conseguiu foi 6,50 metros.

Portugal apresenta a maior comitiva de sempre na competição, com 22 atletas.

O primeiro atleta português a entrar em ação será José Carlos Pinto na segunda das eliminatórias dos 800 metros, às 19 horas de Istambul (16 horas em Portugal Continental e Madeira, 15 horas nos Açores).

Esta quinta-feira ainda competem Francisco Belo, no lançamento do peso; Pedro Pichardo e Tiago Pereira no triplo-salto; Isaac Nader nos 1.500 metros; Patrícia Silva nos 800 metros; e Mariana Machado nos 3.000 metros.

A competição tem transmissão, em direto, na RTP2.

Os técnicos leirienses Paulo Reis (de Auriol Dongmo), Rui Norte (de Lorene Bazolo) e Cátia Ferreira (de Evelise Veiga) acompanham os seus atletas e integram comitiva nacional.

Consulte aqui o guia da equipa portuguesa para os Campeonatos da Europa de Pista Coberta.

(atualização no dia 3 de março de 2023, com correção da hora de de entrada em competição de Evelise Veiga)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.