Assinar
Sociedade

Campanha Quartel Electrão entrega mais de 16 mil euros a bombeiros do distrito de Leiria

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Peniche recebeu um prémio extra por ter juntado mais de 50 toneladas de resíduos.

Foto de arquivo

A recolha de mais de 209 toneladas de equipamentos elétricos valeu a entrega de mais de 16 mil euros a 14 associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Leiria, no âmbito da campanha Quartel Electrão.

Nos quartéis aderentes foram reunidos, em 2022, 1.462 quilos de pilhas, 542 quilos de lâmpadas e mais de 207 toneladas de aparelhos elétricos usados. Os materiais serão agora enviados para reciclagem.

Por cada tonelada recolhida, o Electrão, entidade organizadora, entrega 75 euros. As associações que recolherem mais de 30, 45 ou 60 toneladas recebem ainda um incentivo extra.

É o caso da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários (AHBV) de Peniche que juntou 52.968 quilos de resíduos, o que lhe valeu um prémio extra de 1.059 euros.

No distrito de Leiria, esta foi a associação que recolheu a maior quantidade de equipamentos elétricos, seguida das AHBV do Bombarral (21.340 quilos), Leiria (18.576), Mira de Aire (17.076) e Figueiró dos Vinhos (16.300).

A tabela abaixo, enviada pelo Electrão, mostra, ao pormenor, os resíduos recolhidos em cada AHBV participante no distrito.

REEE (Resíduos de Equipamentos Eléctricos e Electrónicos); RPA (Resíduos de Pilhas e Acumuladores); Fonte: Electrão

Já em Ourém, as três associações participantes e a Liga de Amigos dos Bombeiros da Freixianda recolheram 23 quilos de pilhas, 291 quilos de lâmpadas e 75.423 quilos de equipamentos elétricos usados.

Transformada em euros, esta recolha corresponde a 5.680 euros. A corporação de Ourém e a de Fátima receberam ainda um incentivo financeiro por terem angariado mais de 30 toneladas, respetivamente, 306 euros e 300 euros.

A AHBV de Fátima foi a que juntou mais quilos de lâmpadas (12) e a Liga de Amigos dos Bombeiros Voluntários da Freixianda foi a única do distrito de Santarém a recolher pilhas (23).

A nível nacional, a sétima edição do Quartel Electrão, que decorreu de janeiro a novembro de 2022, resultou na recolha de 8 toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2.247 toneladas de equipamentos elétricos usados.

Contas feitas, o Electão atribuiu 260 mil euros às associações, o que corresponde “ao maior valor de sempre em prémios e contrapartidas financeiras”, afirma a entidade, em comunicado.

A campanha, que acontece desde 2011, teve no ano passado como parceiro a Liga dos Bombeiros Portugueses.

A oitava edição do Quartel Electrão arrancou em janeiro de 2023 e termina a 30 de novembro. Consulte a lista de quartéis aderentes em www.ondereciclar.pt.

 

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados