Assinar
Marinha Grande

Comemorações do 25 de Abril arrancam na Marinha Grande com apresentação de livro e documentário

“Memória e Utopia – Cidadania, Cultura e Resistência nas Lutas Antifascistas e Anti-coloniais” é o tema da programação que decorre esta quinta-feira, dia 30.

Teatro Stephens

É já na próxima quinta-feira, dia 30, que arrancam as comemorações do aniversário do 25 de Abril de 1974 no concelho da Marinha Grande, com a apresentação de um livro e um documentário sobre o período anterior à Revolução dos Cravos.

“Memória e Utopia – Cidadania, Cultura e Resistência nas Lutas Antifascistas e Anti-coloniais” é o tema da iniciativa, que começa às 17h30 com a apresentação da obra “Luttes AntiColoniales / Lutas Anti-coloniais”, na livraria Livros & Companhia. A apresentação está a cargo de Fernando Cardoso, Luís Farinha e outros convidados.

A obra tem edição bilingue (português-francês) e reúne o relato da conferência internacional “Luttes Anticoloniales/ Lutas Anti-Coloniais”, que aconteceu em Grenoble, a 24 de setembro de 2021, promovida pelo Observatório das Discriminações e dos Territórios Interculturais.

Antes, às 10h15, o livro é apresentado às escolas do concelho.

O programa prossegue no Teatro Stephens com a exibição às 20h30 do documentário “As mãos invisíveis”, de Hugo dos Santos, que retrata uma casa em Paris, que em 1970 acolhia dezenas de desertores portugueses que fugiam da guerra colonial. O filme reúne testemunhos e imagens.

Segue-se um momento musical com Tino Flores, ex-exilado e participante no documentário. Também no Teatro Stephens.

Às 14h30, há sessões para os estabelecimentos de ensino.

Mais informações aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.