Assinar
RL Escolas

Flutuar como um astronauta? Inscrições terminam esta segunda-feira

Aos candidatos basta ser aluno inscrito no ensino básico ou secundário português e ter entre 14 e 18 anos à altura do voo parabólico, que decorre em setembro

Voo decorre em Beja, a 3 de setembro Foto: Novesepace

Trinta jovens portugueses vão poder experimentar flutuar como um astronauta, num voo parabólico que deverá realizar-se em setembro. E está a entrar na fase final a contagem decrescente para o fim do prazo das inscrições para participar na iniciativa Astronauta por um dia, organizada pela Agência Espacial Portuguesa (AEP). Segunda, dia 13, é a data limite.

“A iniciativa Zero-G Portugal — Astronauta por um Dia está de volta. A competição nacional teve a sua primeira edição no ano passado e permitiu que 31 estudantes portugueses pudessem experimentar condições de microgravidade, simulando a sensação que os astronautas vivenciam quando estão no espaço”, aponta a Agência Espacial Portuguesa, em comunicado.

Aos candidatos a “astronauta”, basta ser aluno inscrito no ensino básico ou secundário português e ter entre 14 e 18 anos à altura do voo parabólico, que vai acontecer a 3 de setembro.

A experiência do ano passado está resumida em vídeo da AEP.

As candidaturas decorrem até segunda-feira, dia 13. “Para se inscreverem, os jovens interessados terão apenas de preencher um formulário e submeter um vídeo de motivação (com a duração máxima de 45 segundos) em que se apresentem e expliquem o porquê de quererem participar na iniciativa”, adianta a AEP.

Hugo Costa, diretor executivo da Agência Espacial Portuguesa, frisa que o Astronauta por um Dia é “uma iniciativa extraordinária, que permite que 30 jovens vivam experiências e dias inesquecíveis, num processo muito idêntico ao da escolha de um Astronauta de carreira”. O sucesso da primeira edição parece ter inspirado alguns países europeus a replicarem a competição, acrescenta.

O voo parabólico será assegurado pela companhia francesa Novespace e partirá da Base Aérea n.º 11, da Força Aérea Portuguesa, em Beja.

A iniciativa não se resume, no entanto, a esse momento. Segundo a AEP, nos dias antecedentes, os 30 finalistas passarão alguns dias na cidade alentejana, sendo envolvidos em workshops de comunicação, atividades de team building e práticas desportivas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.