Assinar
Sociedade

Reciclagem na região cresce e produção de lixo cai ligeiramente

O ano passado fechou com um aumento de 5% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro

Reciclagem é alavancada numa rede 1.797 ecopontos distribuídos pelos seis municípios Foto de arquivo

O ano de 2022 foi de crescimento da reciclagem na região, com um aumento de 5% na recolha seletiva de embalagens de plástico, metal, cartão e vidro, comparativamente ao ano anterior, revela a Valorlis, empresa responsável pela gestão de resíduos nos municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.

Segundo os mais recentes dados da empresa, divulgados esta semana, a produção total de resíduos registou uma diminuição de 1%.

Os dados revelam que a recolha seletiva de embalagens cresceu em todos os materiais, com um total de 16.574 mil toneladas, representando um aumento de 5%. Do total, 6 mil toneladas são de vidro, o que representa um aumento de 6%, enquanto 6 mil toneladas de papel/cartão representam um aumento de 4%. As embalagens de plástico e metal, com um total de 4 mil toneladas, apresentaram um aumento de 5% em relação a 2021.

Além desses materiais, a Valorlis revelou terem sido enviadas para  a reciclagem, 493 toneladas de outros resíduos, como equipamentos elétricos e eletrónicos e madeira.

Ainda de acordo com as contas da empresa, o esforço de recolha seletiva na região resultou na poupança de 92 mil árvores, de metal que permite fabricar mais de 48 milhões de latas de 0,33 litros, de plástico suficiente para produzir mais de 9 milhões de t-shirts XL, bem como a quantidade de vidro que permite produzir cerca de 17 milhões de garrafas de 0,75 litros.

Citada em comunicado, Marta Guerreiro, administradora executiva da Valorlis, sublinha a relevância de “assistirmos ao crescimento contínuo nos resíduos enviados para reciclagem, com assinalável desempenho no vidro, que é o material cuja taxa de reciclagem mais precisa de crescer”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados