Assinar
Sociedade

Um leigo afastado pela Diocese de Leiria-Fátima por suspeita de abusos sexuais

Diocese revela que lista da comissão independente aponta cinco nomes, entre os quais, três padres

Um leigo da diocese de Leiria-Fátima foi dispensado das funções que exercia por suspeita de abusos sexuais, anunciou ao início da noite deste sábado, a diocese.

Em comunicado divulgado há instantes, a diocese revelou ter recebido da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja (CIEAMI) uma lista de cinco nomes, que incluem três padres já falecidos, um leigo agora afastado e um outro cuja “identificação ainda não está cabalmente determinada”.

Os nomes enviados pela CIEAMI ao bispo José Ornelas, foram “devidamente confrontados com os dados existentes na Diocese, seguindo-se uma investigação adicional”, refere a nota assinada por Jorge Guarda, vigário geral da diocese de Leiria-Fátima.

Assim, entre os cinco nomes foram identificados três padres já falecidos e dois leigos. Um deles, “por precaução, foi, entretanto, dispensado das funções que exercia”, avança o comunicado.

O segundo leigo permanece ainda por identificar: a “identificação ainda não está cabalmente determinada, podendo tratar-se de uma pessoa já falecida”, admite Jorge Guarda.

Na nota divulgada há instantes, Jorge Guarda reafirma o propósito de manter “tolerância zero” na questão dos abusos sexuais.

“A diocese de Leiria-Fátima, a sua Comissão de Proteção de Menores e de Adultos Vulneráveis e todos os organismos que a compõem, continuam empenhados, em comunhão com toda a Igreja, em acolher escutar e acompanhar as vítimas e em prevenir e tratar devidamente qualquer forma de abuso de menores e adultos vulneráveis, adotando uma atitude de ‘tolerância zero’  perante tais situações”, refere o comunicado da diocese liderada por José Ornelas.  

Nota: Artigo atualizado, às 19h30, com informação adicional relativa ao comunicado da diocese de Leiria-Fátima

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados