Assinar


Cultura Exclusivo

Vamos ouvir os órgãos de Leiria num ciclo que promete crescer

Este fim de semana há três concertos especiais em Leiria, numa nova proposta do Orfeão. A música dos órgãos (e do harmónio) quer surpreender o público na Sé, no Seminário e na Senhora da Encarnação.

Rute Martins junto ao órgão de ensino do Orfeão de Leiria
Rute Martins e o único órgão de Leiria que não entra neste primeiro ciclo: o do Orfeão Joaquim Dâmaso

Faltam dados históricos, mas é longa a tradição de órgão em Leiria. No início de oitocentos, as Invasões Francesas foram responsáveis pela destruição dos primitivos instrumentos da Sé. Deviam ser belos órgãos, mas desapareceram para o chumbo dos tubos ser transformado em balas – uma barbaridade. Hoje, resta o sítio.

Há 25 anos, contudo, a catedral voltou a receber um órgão notável, construído pelo alemão Wolfgang Seifen. “Durante muito tempo foi o maior entre Lisboa e Porto”, lembra Rute Martins, organista e professora, que organiza (e toca) em novo momento importante para a afirmação organística da cidade: o I Ciclo de Órgão de Leiria.

Há muito que no Orfeão de Leiria se ambicionava fazer algo assim. “É importante mostrar à cidade quais são os instrumentos que temos e, de certa forma, reconciliá-los com a comunidade”. Isso passa por mostrá-los e recolocá-los a fazer música, nota.

Leiria tem quatro órgãos: além do da Sé, há o histórico (e colorido) que transitou da Sé para o Santuário de Nª Srª da Encarnação (já com 200 anos), o do Seminário – “não está nas melhores condições” – e um pequeno, para aulas no Orfeão.

À exceção deste último, todos integram o primeiro ciclo, que conta com uma novidade: um harmónio, ou órgão expressivo, preciosidade quase esquecida no Seminário – ver texto com João Santos -, inspira um concerto especial com o contra tenor João Paulo Ferreira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados