Assinar
Mercado

Conferência debate em Leiria o impacto de critérios ESG nas empresas

A conferência, com participação gratuita e inscrição no site da Nerlei, acontece a 16 de maio, no Edifício Nerlei,

A conferência está marcada para 16 de maio na Nerlei

“ESG: O impacto no financiamento das empresas” é o tema de uma conferência que está a ser organizada em parceria pela Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei), Caixa de Crédito de Leiria e pelo jornal REGIÃO DE LEIRIA.

A conferência, com participação gratuita e inscrição no site da Nerlei, começa pelas 09h30 do dia 16 de maio, no Edifício Nerlei, com a sessão de abertura e intervenções de Henrique Carvalho (diretor executivo da Nerlei) e Jorge Cova, (vice-presidente da Caixa de Crédito de Leiria).

A seguir, António Vasconcelos, co-leader do Planetiers World Gathering, aborda a questão “Porque é a sustentabilidade uma questão determinante para as empresas?” e Luís Rochartre, senior adviser da Greenlab – Think, Act, Embrace Sustainability, desenvolve o tema “Criar valor com ESG – Desafios e oportunidades para as PME”.

O tema “ESG maturity: medir, avaliar, entender e prever o desempenho da maturidade ESG das organizações”, será analisado por Carolina Almeida Cruz, CEO da C-MORE, e Pedro Miranda, diretor executivo da SIBS Processos; enquanto a questão “Financiamento às empresas: importância de cumprir princípios ESG para obter financiamento bancário” será desenvolvida por Marco Neves, administrador da Garval e presidente da Lisgarante.

Após um debate, os trabalhos encerram com uma intervenção intitulada “Princípios ESG e Centro 2030”, por Jorge Brandão, vogal executivo do Centro 2030.

O que os decisores devem saber

Resiliência

As empresas fortes em ESG enfrentaram menos dificuldades em momentos de crise, porque estão mais preparadas do ponto de vista da gestão. Estas práticas ajudam-nas a tornar-se mais resilientes.

Visão holística

A ESG significa olhar a empresa de forma holística, analisando os seus aspetos económicos e financeiros, como também sociais, éticos e de sustentabilidade.

Evitar isolamento

Não é possível uma organização viver sozinha isolada dos problemas e anseios da sociedade. A adoção de práticas ESG melhora a sua imagem e demonstra o seu compromisso de responsabilidade social.

Inovação

Estas práticas estimulam a inovação em áreas como desenvolvimento sustentável, energia renovável e redução de emissões de gases de efeito estufa.

Eficiência operacional

Os conceitos de ESG ajudam as empresas a melhorar a eficiência de suas operações em áreas como o consumo de energia, água e matérias-primas, bem como a evitar o desperdício.

Investidores

Os investidores já não olham apenas para os indicadores económicos. Boas práticas atraem investidores mais conscientes e interessados em investir em empresas social e ambientalmente responsáveis.

Reter talentos

Ajuda a atrair e reter talentos que valorizam empresas socialmente responsáveis. Estas práticas geram uma relação de confiança, além de influenciarem positivamente no clima organizacional.

Consumidores

As empresas podem melhorar o relacionamento com os clientes, cada vez mais conscientes e preocupados com estas questões. O consumidor tem dado preferência às marcas que não agridem o meio ambiente, não realizam testes que prejudiquem os animais e colaborem com a comunidade.

Regulamentação

A adoção das leis e regras por muitos países que incentivam ou praticam ESG, torna quase indispensável que as organizações adotem estes critérios.

Fidelização

As empresas que praticam ESG possuem mais credibilidade perante a sociedade, clientes, investidores e reguladores, o que aumenta a sua confiança e fidelidade.LEGENDA

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados