Assinar
Batalha

GNR aniversariante faz balanço: percorreu 3,4 milhões de quilómetros para apoiar milhares de pessoas

Cerimónia do 14º aniversário do Comando Territorial de Leiria decorreu na manhã desta terça-feira, na Batalha

Cerimónia decorreu junto ao Mosteiro da Batalha e contou com uma formatura representativa de várias valências e meios da Guarda Foto: GNR

Os militares da GNR do Comando Territorial de Leiria (CTL) percorreram 3,4 milhões quilómetros em cerca de 45 mil ações de patrulhamento no último ano. O balanço é de Adérito Santos, comandante do CTL.

Na cerimónia do 14º aniversário do CTL, que decorreu na manhã desta terça-feira, na Batalha, o responsável da GNR em Leiria analisou a atividade daquela estrutura que, considera, “soube dar resposta pronta, qualificada e eficaz aos desafios e às exigências acrescidas que se colocaram ao nosso distrito”.

Os resultados, acrescentou Adérito Santos, foram “muito satisfatórios”, com o comandante territorial a salientar a atividade no combate ao tráfico de estupefacientes, “com o desmantelamento de redes de grande envergadura e a apreensão de mais de 66 quilos de matéria estupefaciente, que daria para cerca de 103 mil doses individuais”.

Neste capítulo, este responsável salientou igualmente a recente apreensão de mais de 1200 quilos de cocaína, “uma das maiores apreensões deste tipo de estupefaciente em Portugal”.

Na lista de resultados que Adérito Santos elencou no seu discurso, incluem-se a elaboração de 669 inquéritos no âmbito da violência doméstica, de que resultaram 47 detenções e 64 armas apreendidas e as “mais de 2800 ações de sensibilização”, como como “a proximidade junto dos mais vulneráveis e a sinalização de idosos isolados superior a um milhar”.

Estas e outras ações “espelham a capacidade de trabalho, comprometimento, profissionalismo, bravura e dedicação dos militares e civis deste comando”, salientou.

Numa cerimónia que contou com a presença dos autarcas do concelho, incluindo o presidente da Câmara da Batalha, Raul Castro, também José Correia, comandante-geral da GNR, sublinhou a relevância do comando territorial de Leiria no contexto da Guarda.

O responsável máximo da GNR enfatizou “o insubstituível papel do Comando Territorial de Leiria, naquilo que é um dos desígnios da Guarda, os Programas Especiais e o Policiamento de Proximidade”.

Entre outros aspetos, frisou as ações no âmbito de programas tão diversos como o “Floresta Segura”, “Idosos em Segurança”, “Escola Segura” e “Comércio Seguro”.

José Correia elogiou igualmente a atividade na área da violência doméstica que só no ano transato, lembrou, resultou na identificação de 764 agressores, tendo sido auxiliadas 830 vítimas. Lembrou ainda o “esmerado esforço e dedicação dos militares” que se “têm empenhado em acompanhar e apoiar os 1.084 idosos que, neste distrito, vivem sozinhos ou isolados, procurando sempre mitigar os riscos de que estes venham a ser vítimas de crimes”.

“O contexto incerto e imprevisível, consequência da crise financeira e económica que o país atravessa, impõe limitações à Guarda, obrigando-a a continuar a aplicar os recursos de forma racional e criteriosa, procurando, contudo, manter elevados padrões de operacionalidade”, reforçou o comandante-geral da GNR.

A zona fronteira do Mosteiro da Batalha foi o palco desta cerimónia formal que foi o culminar de vários dias de atividades da GNR na vila, assinalando os 14 anos do comando territorial de Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados