Assinar
Sociedade

Iniciativas em toda a região marcam aniversário do 25 de abril

As sugestões para comemorar a data são para todos os gostos. Veja o roteiro em baixo.

A 25 de abril completam-se 49 anos da Revolução dos Cravos, dia em que a população saiu à rua para instaurar a democracia em Portugal, e para assinalar a efeméride são vários os eventos planeados na região de Leiria. Deixamos um roteiro com algumas sugestões.

Leiria
Numa programação cruzada com o festival Ronda Poética, o destaque neste concelho é o concerto de Sérgio Godinho no Teatro José Lúcio da Silva, na quarta-feira, dia 25 (17h30, 12,5 e 15 euros), que assinala 50 anos do cantautor.

Durante a manhã, a partir das 11 horas, a revolução é lembrada numa sessão solene no Teatro Miguel Franco que tem como orador convidado o antigo ministro da Justiça Alberto Costa.

Ao início da tarde (15 horas), no Largo Goa Damão e Diu há “Canções de Abril”, com Ana Rajão, Carlos Guerra, David Teles, Daniel Miguéis, Eugénio Tirelli, Inês Silva, Jesus Kirsten, Lara Cruz, Laura Viola e Umberto Giancarli.

As propostas passam ainda por poesia ucraniana lida por Luís Lucas e Manuel Wiborg (Artistas Unidos) às 11 horas na Igreja da Pena, no Castelo de Leiria, onde há “Com que linhas se descose a guerra”, pelo A Bolha – Teatro com Marionetas (11 e 18 horas).

Na Igreja de São Pedro, Cátia Ribeiro, Ana Padrão e Paulo Kellerman apresentam a peça “Diário de quem ficou” (14h30) e Paulo José Costa fala do livro “A vocação suspendida”, da poeta colombiana Lauren Mendinueta (16 horas). No Museu de Leiria, Pedro Lamares declama na sessão “A poesia é uma arma carregada de futuro” (19 horas).

Ansião
As filarmónicas de Ansião e Avelar desfilam pelas ruas na manhã do dia 25 (9h30), na Mata Municipal há concerto dos Jigajoga (15h) e no palco do Centro Cultural há “Recordar Zeca Afonso”, com Rui Pato, António Ataíde, Bruno Costa e Nuno M. Botelho (18h).

Batalha
Nas Capelas Imperfeitas do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, segunda-feira, dia 24 (21 horas), há concerto “Recordar Zeca Afonso”, com Rui Pato e António Ataíde.

Figueiró dos Vinhos
No Museu e Centro de Artes de Figueiró dos Vinhos a exposição “25 de abril: Memória e Projeto de um Tempo Recente”, em que se evoca, de forma cronológica, os eventos mais significativos das décadas de 60 e 70 até 1976. Patente até 28 de maio.

Marinha Grande
O encontro entre Tiago Bettencourt e a Orquestra Juvenil da Marinha Grande para concerto na Praça Stephens é um dos pontos altos no dia 24 (22 horas), seguindo-se atuação do Tocándar e, a caminho da meia noite, o tradicional entoar do hino nacional e do “Grândola, vila morena”.

Após a meia noite, há espetáculo piromusical e atuação do dj Strada. Na Vieira de Leiria, o projeto de homenagem a Zeca Afonso e amigos, Índios da Meia Praia, atua no Veggie Rock e Cinema Cafe no dia 25 (16h).

Nazaré
A Companhia d’El Rei é convidada a dar música às comemorações, no espetáculo “Abril, estórias mil”. Será na Praça Sousa Oliveira, às 16 horas do dia 25. Em Valado dos Frades, entre outras atividades, há documentários (15 horas) e “Abril é música”, com SG Cravo (21h30) no dia 24 na Praça 25 de Abril, enquanto dia 25 há jogos tradicionais e piquenique partilhado no parque de merendas.

Óbidos
Stereossauro apresenta “Tristana”, com Ana Magalhães, na Casa da Música no dia 24 (21h, entrada livre). A par do novo disco, o músico faz um tributo ao 25 de Abril.

Ourém
No Teatro Municipal de Ourém há “Celebrando Abril com Zeca e Ary”, pela AMBO – Academia de Música Banda de Ourém. O espetáculo expressa e revive os ideais da liberdade, através da raiz genuína da portugalidade de Zeca Afonso e a palavra poética de Ary dos Santos. É no dia 25 (17h30), com entrada livre.

Pombal
Coro Municipal de Pombal, Coral Ansianense Santa Cecília e Coro do Município de Benavente interepretam o cancioneiro da Revolução de Abril no Teatro-Cine no dia 23 (17h). Na mesma sala é projetado o filme “Salgueiro Maia – O Implicado”, de Sérgio Graciano, no dia 24 (21h30). No dia 25, os Clã atuam em Pombal, num concerto já com lotação esgotada.

Porto de Mós
O livro “As sombras de uma azinheira” inspiram conversa com Laborinho Lúcio na Central das Artes, no sábado, dia 22 (15h30). No dia 25, é apresentado o catálogo da exposição “Porto de Mós e o 25 de Abril: Vivências no tempo da ditadura e da revolução” no Cineteatro (12h) e Agir atua com alunos do Conservatório de Música e Artes do Centro na Central das Artes (21h30).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados