Assinar
Sociedade

Jornalista de Leiria premiado pela divulgação do Caminho da Geira e dos Arrieiros

Carlos Ferreira é um dos três premiados pela associação espanhola Codeseda Viva. O galardão é entregue esta tarde.

Carlos Ferreira percorreu o CGA pela primeira vez em 2017, tendo sido o primeiro português a concretizá-lo sozinho

O jornalista Carlos Ferreira, colaborador permanente do REGIÃO DE LEIRIA e diretor do Jornal da Batalha, é um dos vencedores do Prémio Abadessa Mariana 2023. São ainda premiados a Associação Espaço Jacobeus de Portugal e o Seminário de Estudos Locais da Estrada.

Os galardões são entregues este sábado à tarde, dia 15, no MOME – Museo do Moble e da Madeira da Estrada, em Espanha, no final de uma reunião da comissão transfronteiriça de apoio ao Caminho da Geira e dos Arrieiros e de uma mesa redonda que visa debater propostas de promoção deste itinerário.

Os prémios, atribuídos anualmente pela associação espanhola Codeseda Viva, pretendem homenagear e reconhecer o contributo de personalidades e instituições na promoção do Caminho da Geira e dos Arrieiros.

Residente em Leiria, Carlos Ferreira tem uma longa experiência em peregrinações, tendo já percorrido 11 rotas diferentes até Santiago, a que dedicou vários livros e guias. 

Autor de diversos artigos sobre rotas de peregrinação, assina, na edição especial que a National Geographic dedica este mês aos caminhos portugueses de Santiago, uma crónica sobre o Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA), o único dos novos itinerários a partir de Portugal que está a renascer e a crescer apenas por iniciativa dos peregrinos .

Carlos Ferreira fez o CGA, pela primeira vez, em maio de 2017, tendo sido o quarto peregrino a concluí-lo e o primeiro a concretizá-lo sozinho.

Segundo explica, “o Caminho da Geira e dos Arrieiros começa na Sé de Braga e passa pelos municípios de Amares, Terras de Bouro e Melgaço, entrando na Galiza pela Portela Homem”.

Nos últimos seis anos, o itinerário, com 240 quilómetros e pautado por “patrimónios únicos no mundo”, como a Geria Romana e a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés, foi percorrido por mais de três mil peregrinos, um terço dos quais em 2022, sobretudo de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Ucrânia, Rússia, Polónia, Brasil, EUA, Austrália ou Países Baixos, acrescenta.

Confrade da Arquiconfraria Universal do Apóstolo Santiago, Carlos Ferreira é ainda membro da Comissão Instaladora da Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e dos Arrieiros e administrador da página de Facebook Caminho da Geira e dos Arrieiros.

Participa regularmente em encontros de peregrinos, debates e outras iniciativas com vista à divulgação do percurso, uma vez que, por enquanto, a gestão do CGA é feita apenas pelas associações de peregrinos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.