Assinar
Sociedade

José Ornelas reeleito presidente da Conferência Episcopal

Este será o segundo mandato de José Ornelas, também bispo de Leiria-Fátima.

foto do bispo josé ornelasno exterior da casa episcopal de leiria

O bispo de Leiria-Fátima, José Ornelas, foi reconduzido hoje na presidência da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), para o triénio 2023-2026, mantendo-se o bispo de Coimbra, Virgílio Antunes, como vice-presidente, e o padre Manuel Barbosa como secretário.

Como vogais do Conselho Permanente, foram eleitos Manuel Linda (bispo do Porto), Francisco Senra Coelho (arcebispo de Évora), José Traquina (Santarém) e António Moiteiro Ramos (Aveiro). Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, é membro Conselho Permanente na qualidade de Patriarca de Lisboa, informou a CEP em comunicado.

José Ornelas, de 69 anos, é bispo de Leiria-Fátima desde março de 2022, depois de ter estado na diocese de Setúbal desde 2015. É presidente da CEP desde 16 de junho de 2020.

Natural do Porto da Cruz, na ilha da Madeira, onde nasceu em 5 de janeiro de 1954, fez o seu percurso religioso na Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos), tendo sido ordenado padre em 9 de agosto de 1981.

Foi superior da Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, cargo que assumiu em 1 de julho de 2000, tendo sido eleito superior geral dos Dehonianos em 27 de maio de 2003, cargo que ocupou até 6 de junho de 2015.

Especialista em Ciências Bíblicas, doutorado em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa, José Ornelas chegou a fazer formação missionária em Moçambique.

Nos últimos dias surgiram notícias dando conta de uma eventual indisponibilidade para um novo mandato, com o desgaste provocado pela pandemia de covid-19 e pela situação de abuso sexual na Igreja a ser invocado como razões para essa possibilidade.

Na sessão de abertura da Assembleia Plenária da CEP, na segunda-feira, no seu discurso, deixou, no entanto, a porta aberta a novo mandato, ao afirmar que “segundo os estatutos, as eleições são sempre livres, contando com o discernimento de cada um dos participantes, para o melhor bem da Igreja. Espera-se que os escolhidos aceitem os cargos para que foram eleitos, a não ser que qualquer razão grave seja apresentada”.

Hoje, no âmbito dos trabalhos da Assembleia Plenária da CEP, foram também eleitos os presidentes das comissões episcopais, com a Educação Cristã e Doutrina da Fé a ficar sob tutela de António Augusto Azevedo (bispo de Vila Real)

A Pastoral Social e Mobilidade Humana é presidida por José Traquina (bispo de Santarém), a do Laicado e Família por Nuno Almeida (auxiliar de Braga), Vocações e Ministérios por Vitorino Soares (auxiliar do Porto), Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais por Nuno Brás (Funchal), Liturgia e Espiritualidade por José Cordeiro (arcebispo de Braga) e Missão e Nova Evangelização por Armando Esteves Domingues (Angra).

O bispo das Forças Armadas e de Segurança, Rui Valério, foi eleito delegado para as Relações Bispos/Vida Consagrada, enquanto Nuno Brás foi reconduzido como delegado para a Comissão dos Episcopados da Comunidade Europeia (COMECE).

Por inerência do cargo, são delegados da CEP Manuel Clemente, enquanto patriarca de Lisboa e Magno Chanceler da UCP, no Conselho Superior da Universidade Católica Portuguesa, e José Ornelas, enquanto presidente da CEP, no Pontifício Colégio Português e no Conselho das Conferências Episcopais da Europa (CCEE).

A Assembleia Plenária da CEP, que decorre em Fátima, termina na próxima quinta-feira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.