Assinar
Batalha

Quatro ministros “festejam” na Batalha um milhão de propriedades no Balcão Único do Prédio

Uma dezena de governantes participa em evento que debate políticas para o território

Com a marca de um milhão de propriedades atingida, no final do ano, nos registos do BUPi, o Balcão Único do Prédio, vários ministros e secretários de Estado estão esta quarta-feira na Batalha para debater as políticas para o território.  

O evento designa-se “Mapear o Futuro – Conhecer. Valorizar. Inovar“, decorre dia 26, na Exposalão, na Batalha, e é apresentado como a oportunidade de “discussão em torno do território e dos seus desafios”. A iniciativa reúne “toda a comunidade do projeto Balcão Único do Prédio (BUPi), bem como várias entidades do setor público, ao nível da administração central, local e regional, do setor privado, do meio académico e da comunidade científica, os cidadãos e o poder político”, assegura a organização.

Boa parte do Governo estará presente: Catarina Sarmento e Castro, ministra da Justiça e Mariana Vieira da Silva, ministra da Presidência, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial e Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática participam no evento que conta ainda com cinco secretários de Estado.

Com arranque previsto para as 9 horas, a iniciativa contará com quatro painéis de discussão, nos quais mais de vinte oradores abordarão diversas questões, incluindo o papel do BUPi e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) na reforma das políticas públicas territoriais, bem como o papel da tecnologia na transição climática.

Além dos painéis de discussão, será feito um balanço dos resultados alcançados pelo projeto. Serão igualmente entregues os prémios BUPi 2022, iniciativa que “visa reconhecer publicamente os principais interlocutores e impulsionadores do BUPi, incluindo municípios, técnicos habilitados e Comunidades Intermunicipais (CIM), que se destacaram em diversas áreas e contribuíram para o sucesso do projeto, no âmbito da expansão do cadastro simplificado e do BUPi”, aponta a organização.

O BUPi encerrou o ano de 2022 com “mais de um milhão de propriedades identificadas na plataforma”, aponta a nota sobre o evento enviada às redações.

“Com a recente entrada do município de Tabuaço, em 20 de fevereiro passado, a plataforma está agora presente em 144 dos 153 municípios que não dispõem de cadastro predial e conta com o apoio de mais de 900 técnicos habilitados registados. Mais de 200 mil cidadãos já identificaram suas propriedades no âmbito do BUPi, de forma gratuita e sem aumento de impostos”, aponta a mesma nota.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados