Assinar
Cultura

Texas Club abre portas para fazer do palco ponto de encontro entre músicos de Leiria

Primeira sessão de Texas Sessions é este domingo, dia 23, das 17 às 21 horas. Músicos de jazz, rock, hip hop e outro qualquer estilo são convidados a participar na jam session.

Uma bateria Mapex Venus estará à disposição dos músicos para a jam de domingo Foto: Arquivo

De portas abertas e bateria, amplificador e sistema de som à disposição, o Texas Club estreia este domingo à tarde, 23 de abril, uma nova jam session para promover em palco músicos da região de Leiria.

As Texas Sessions são a nova aposta da sala de espetáculos dos Barreiros, em Amor, para preencher uma lacuna existente no cenário da música de Leiria.

“Queremos fazer sessões de jams, ainda não sabemos bem com que regularidade, tudo vai depender desta primeira sessão”, explicou ao REGIÃO DE LEIRIA um dos responsáveis do Texas, Frederico Clemente.

A intenção é realizar as Texas Sessions uma vez por mês, “em estilo livre”, ou seja recebendo músicos “do jazz, do rock, do hip hop” – e, idealmente, promovendo até junções entre estilos.

“Temos meios, bateria com pratos, tarolas e tudo, e algum outro material que disponibilizamos, para os músicos não terem de levar os seus. Temos um amplificador de guitarra, de baixo ainda não. Também temos técnico de som. Basta levarem os seus instrumentos, que nós disponibilizamos o espaço”, conta Frederico Clemente.

O backline disponível inclui uma bateria Mapex Venus (bombo 22×16, toms: 10×7; 12×8; 16×14, tarola 14×5 e pratos), aconselhando a organização cada um a levar tarolas e pratos. O amplificador é um Marshall 1960A (4×12).

A intenção é promover “o convívio entre músicos e poder criar estas relações”, de forma a que “a malta da música se possa conhecer”.

“E pode até dar frutos, com o surgimento de novos projetos na cidade. É esse o nosso maior interesse. Que sintam o Texas que é casa para isso”, sublinha. 

A existência de várias escolas de música em Leiria, Frederico reconhece que falta espaço para que quem estuda música ou é músico amador possa tocar num outro registo. “É importante haver uma iniciativa assim, para que não se possa tocar só na escola ou em casa”. No Texas, será possível a qualquer músico experimentar as condições de um espetáculo normal. “Todos, amadores ou profissionais, podem vir e sentir a energia de estar em palco”.

A sessão decorre entre as 17 e as 21 horas e a participação é gratuita, sendo também aberta ao público. “É uma forma de poder conhecer a sala”.

Frederico Clemente não sabe que receção terão as Texas Sessions. “Mas pode sair daqui muita coisa gira. Muitos músicos vao ao Texas, mas não têm esta possibilidade de se conhecer. Pode ser que se vá construir aqui alguma coisa boa, surgir novas ideias e, quem sabe, novos projetos”.

Ao longo deste fim de semana o Texas abre também portas para a Feirinha de Artistas e 2ª Mão. Na sexta-feira e no sábado, a feira tem entrada gratuita entre as 18 e as 20 horas. Depois, o acesso é feito mediante a compra de bilhete para os concertos de Verbian e Evacigana (na sexta-feira, dia 21) e Churky e Mr. Gallini (sábado, dia 22). Domingo, nas Texas Sessions, a entrada é livre.

Durante a Feirinha de Artistas e 2ª Mão haverá serviço de comida (tostas, bifanas, hambúrgueres – com opção vegan -, batatas fritas).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.