Dezassete equipas profissionais, num total de 120 atletas, participam no domingo, dia 16, na Clássica Aldeias do Xisto, prova que determinará o vencedor da Taça de Portugal Jogos Santa Casa em ciclismo de estrada.
Nesta 6ª edição do evento, o percurso liga as Aldeias do Xisto do Mosteiro, no concelho de Pedrógão Grande (distrito de Leiria), e Aigra Nova, no concelho de Góis (distrito de Coimbra).
Segundo a organização, esta é “a única prova oficial de competição que começa e acaba numa aldeia”. O acolhimento aos atletas e secretariado técnico acontece em Castanheira de Pera.
“A Clássica Aldeias do Xisto é pontuável para a Taça de Portugal Jogos Santa Casa e continua a afirmar-se como uma das mais exigentes provas de um dia do calendário velocipédico português”, lê-se num comunicado.
No total, os atletas percorrem 150 quilómetros: “O terreno íngreme da região vai conduzir o pelotão do Zêzere à serra da Lousã, passando também nas proximidades das aldeias de Pedrogão Pequeno, Álvaro, Candal, Cerdeira, Chiqueiro, Casal Novo, Talasnal e Comareira”, acrescenta a organização.
A meta coincide com um prémio de montanha de terceira categoria e, ao longo do percurso, há duas subidas pontuáveis – na Portela de Fojo, ao quilómetro 64,2 e em Castanheira de Pera, ao quilómetro 112,5.
A Clássica Aldeias do Xisto insere-se no projeto Cyclin’Portugal, que resulta de um protocolo entre as Aldeias do Xisto, a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Turismo Centro de Portugal. Conta ainda com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo.