Assinar
Cultura

Alcobaça e Caldas da Rainha assinalam Dia Europeu da Cerâmica

Exposições, visitas guiadas e workshops marcam a iniciativa “Bom dia Cerâmica”, que se assinala a nível europeu. Também Porto de Mós tem uma exposição patente até ao final do mês sobre cerâmica.

O Dia Europeu da Cerâmica é comemorado em Portugal este fim de semana com a iniciativa “Bom dia Cerâmica”, que pretende valorizar esta técnica e expressão artística centenária.

A nível europeu existem mais de 200 cidades cerâmicas, e em Portugal integram a Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica 26 cidades e vilas. Uma das cidades fundadoras da associação é Alcobaça, que se associa este fim de semana à iniciativa europeia com várias iniciativas.

No sábado, dia 20, é inaugurada a exposição temporária “Teresa e os pintores da loiça artística de Alcobaça”, no Museu do Vinho, pelas 15 horas. A mostra é constituída por 75 peças de pintores da antiga fábrica Raul da Bernarda, produzidas na década de 40, do século XX.

Às 16 horas, no mesmo dia, há pintura ao vivo, também no Museu do Vinho de Alcobaça, inspirada nos antigos pintores da fábrica Raul Bernarda, como João Xavier, Fernando Lisboa, João Quitéria, José Lourenço ou Fernando Jacomo.

No domingo, dia 21, o Museu Raul da Bernarda acolhe, a partir das 10 horas, uma instalação de cultura cerâmica dedicada a Angus Suttie (26/11/1946 – 17/6/1993), ceramista britânico que foi uma das mais importantes referências da cerâmica contemporânea a nível mundial.

Todas as atividades têm entrada livre. Mais informações aqui.

Nas Caldas da Rainha, a iniciativa europeia é assinalada com um workshop de pintura de azulejo padrão do século XVI, no sábado, entre as 10 e as 13 horas, no Atelier-Museu António Duarte. Segue-se um workshop de pintura de azulejo hispano-árabe, com a aplicação de técnicas de decoração dos azulejos portugueses de influência mourisca, entre as 15 e as 18 horas, no mesmo local.

Ainda a partir as 15 horas, decorre uma homenagem a Edgar Libório com exposição de fotografia e música durante a tarde, no Espaço Concas.

Às 16 horas, é dada a conhecer a exposição de Naquib Hassamo “Cria tu” no Museu Barata Feyo, sobre a origem do azulejo projetado.

No domingo, dia 21, há demonstração de olaria por Francisco Correia, entre as 10 e as 13 horas e das 15 às 18 horas, no Jardim do Centro de Artes das Caldas da Rainha.

Também no concelho de Porto de Mós, está patente até ao final do mês a exposição de cerâmica “Em Relevo”, da autoria de Rute Dias, no Posto de Turismo. Mais informações aqui.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.