Assinar
Peniche

Associação inicia construção de lar orçado em 1,7 milhões de euros em Peniche

Espaço Sénior São Leonardo de Atouguia da Baleia terá capacidade para 25 utentes em centro de dia, e para 35 em apoio domiciliário.

O Espaço Sénior São Leonardo de Atouguia da Baleia iniciou esta segunda-feira, dia 8, a construção de um lar, obra orçada em 1,7 milhões de euros, nesta freguesia de Peniche.

“Há mais de 30 anos que se espera por uma resposta destas na freguesia, que ainda não tem um lar”, disse à Lusa João Luís Chagas, adiantando que o empreiteiro vencedor do concurso já iniciou os trabalhos de construção.

No total, a associação do distrito de Leiria pretende investir cerca de 2,3 milhões de euros, dos quais 1,7 milhões de euros na construção do edifício destinado ao lar e o restante na aquisição de mobiliário para o imóvel e veículos para o serviço de apoio domiciliário.

O edifício a construir em terreno cedido pela Câmara Municipal de Peniche, junto à extensão de saúde da freguesia, vai estar dimensionado para 40 camas, distribuídas por 20 quartos, em lar, e vai ter capacidade para 25 utentes em centro de dia e para 35 em apoio domiciliário.

Com 1.631 metros quadrados de construção, o edifício terá rés-do-chão e cave e, além dos quartos, haverá sala de convívio, refeitório, lavandaria e ginásio, entre outros espaços.

A obra, financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pelo município de Peniche, vai decorrer durante 18 meses e terá de ficar concluída até outubro de 2024, o prazo estipulado pelo PRR, estimando-se que crie 40 postos de trabalho, disse o presidente da associação.

Com seis anos de existência, a associação está sediada na antiga escola primária da freguesia da Atouguia da Baleia, onde funcionam atividades gratuitas para uma centena de idosos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.