Assinar
Leiria

Centro comercial procura voluntários para limpar Mata do Urso e Lagoa da Ervedeira

Limpeza vai prolongar-se durante três dias, de 3 a 5 de junho, entre as 8h30 e as 10h30.

Mata do Urso é um dos locais que recebem a iniciativa de limpeza Foto de arquivo

A ideia é, durante três dias, contribuir para a a conservação da Mata do Urso e da Lagoa da Ervedeira. E para isso, são precisos voluntários. Na prática, o LeiriaShopping está a preparar, em colaboração com a autarquia, uma operação de “limpeza solidária” daqueles espaços florestais e propõem o envolvimento da população.

A iniciativa, designada “De que lado estás?”, pretende assinalar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que se celebra a 5 de junho. Todavia, a limpeza vai prolongar-se durante três dias, de 3 a 5 de junho, entre as 8h30 e as 10h30.

A recolha de lixo, o controlo de espécies invasoras e a aprendizagem sobre a fauna e flora, são alguns dos objetivos da ação.

As inscrições para participação nesta ação já estão disponíveis, tanto no site oficial do LeiriaShopping, como através das suas redes sociais.

Realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, o convite está aberto a todos que queiram aparecer e o ponto de encontro dos voluntários será pelas 08h00 no Parque de Merendas da Lagoa da Ervedeira – Mata do Urso, avança a organização.

“Esta iniciativa enquadra-se na estratégia de Responsabilidade Ambiental da Câmara Municipal de Leiria, que tem por objetivo o desenvolvimento de ações de restauro ecológico e reflorestação das áreas do concelho, envolvendo a comunidade, numa lógica de educação ambiental e compromisso para com a recuperação dos ecossistemas e sua respetiva manutenção”, afirma Luís Lopes, vereador do Pelouro Ambiente, Proteção Civil e Mobilidade da Câmara de Leiria, citado em nota de imprensa.

Por sua vez, citado na mesma nota, Rui Conceição, diretor do LeiriaShopping, lembra que “segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, 80% do país já se encontra em situação de seca, com tendência de agravamento nos meses de maior calor” o que torna “imperativo alertar a população para uma mudança drástica nos seus comportamentos, de forma a evitar situações como as ocorridas na região em 2017 ou como as do ano passado. Prevê-se um ano complicado a nível de incêndios pelo que cabe a cada um de nós a responsabilidade de ajudar, ao máximo, a Proteção Civil e as corporações de bombeiros”.

(Retificação dia 2 de junho de 2023, às 16h45: a iniciativa é organizada apenas pelo LeiriaShopping, tendo a colaboração, e não a organização, da autarquia)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados