Assinar
Cultura

Comemoração do Dia e Noite dos Museus arranca em Leiria com muitas atividades

Este sábado e domingo, 13 e 14 de maio, há muitas propostas para ver e participar no Museu de Leiria, m|i|mo, Centro de Diálogo Intercultural, Castelo e Moinho do Papel.

Laura Perdomo e Inesa Markava apresentam "Rebelde do Lapedo" no Museu de Leiria FOTO: Museu de Leiria

Começam este sábado, 13 de maio, as atividades que assinalam o Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus em Leiria. São muitas dezenas de atividades que se estendem ao longo de maio na Rede de Museus de Leiria.

Hoje, 13 de maio, entre as 14h30 e as 15h30, o Museu de Leiria recebe a performance teatral “O Rebelde do Lapedo”, uma coprodução do museu com a SAMP que cruza o universo histórico do “Menino do Lapedo” com a personagem de banda desenhada “Boneco Rebelde”, criação de Sérgio Luís, criado na década de 40 do século XX. A atividade é dirigida por Inesa Markava e Laura Perdomo e é dirigida a famílias e escolas, pré-escolar e 1º Ciclo.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em museudeleiria@cm-leiria.pt ou 244 839 677 (chamada para rede fixa).

Já no m|i|mo – museu da imagem em movimento, o destaque é a inauguração, neste sábado, às 15 horas, de “Fragilidades”, exposição de cianotipia de Dina Fonseca, com texto de Tiago Gaspar. Há um pormenor especificamente orientado para esta Noite dos Museus: mais logo, entre as 21 e as 23 horas, são apresentadas cianotipias noturnas, com Dina Fonseca.

Subindo às Cisternas do Castelo, o convite é para participar numa oficina sensorial integrada na programação da exposição “Ophelia. Prelúdio das águas”. Acontece às 11 horas e 15 horas.

Às 18 horas de hoje, no Centro de Diálogo Intercultural de Leiria – Igreja da Misericórdia, há “Visita Dançada”, por Inesa Markava, no âmbito do projeto “Museus Imaginários”.

A atividade é para público a partir dos 3 anos, com participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia em cdil@cm-leiria.pt ou 244 839 677 (chamada para rede fixa).

Também o Moinho do Papel se anima nesta noite de 13 de maio: entre as 20h30 e as 23 horas há “Era uma vez um moinho de água…”, visita sensorial orientada com abordagem à história do papel e à história do monumento reabilitado, local de produção de papel artesanal, moinho de cereal e lagar de azeite.

Já no domingo, o Moinho do Papel convida as famílias para uma oficina de expressão plástica, “Uma tartaruga no moinho”, a partir das 10h30.

Também no domingo, dia 14, há no m|i|mo oficina de construção de brinquedos óticos às 11 horas, filmes para famílias do Cinanima às 15 horas.

A participação é gratuita e destina-se ao público em geral.

O Dia Internacional dos Museus tem este ano tem como tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, vai ser assinalado a 18 de maio pela Rede de Museus de Leiria, com um programa ao longo do mês de maio, com o objetivo de promover, junto da sociedade civil, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

As comemorações prolongam-se depois a outros espaços, nas próximas semanas. Consulte a programação integral:

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados