Assinar
Cultura

Dois museus e uma escola da região distinguidos nos prémios dos museus

Museu do Santuário de Fátima, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Agrupamento de Escolas da Batalha, foram as três entidades da região premiadas, tal como o museólogo Gonçalo Cardoso, responsável pelo programa de rádio “Museus & Companhia”.

fotografia da fachada do Museu da Batalha
Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi uma das entidades distinguidas CMB

Museu do Santuário de Fátima, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha e o Agrupamento de Escolas da Batalha, foram as três entidades da região distinguidas esta sexta-feira, dia 26, em mais uma edição dos prémios anuais da Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

Também o museólogo Gonçalo Cardoso, de Ourém, foi premiado pelo programa “Museus & Companhia”, transmitido pela Rádio ABC Portugal (92.3 FM).

A cerimónia realizada no Museu do Ar, em Pero Pinheiro, Sintra, premiou várias iniciativas e instituições no âmbito da museologia. O Museu Ibérico de Arqueologia e Arte de Abrantes (MIAA), no distrito de Santarém, foi distinguido com o Prémio Museu do Ano 2023.

O galardão foi anunciado na cerimónia realizada no Museu do Are que contou com a presença de dezenas de profissionais do setor dos museus e museologia, nomeadamente a presidente do Conselho Internacional de Museus (ICOM, na sigla em inglês), Emma Nardi. O prémio de museu do ano é a mais significativa distinção, mas muitos outros foram premiados na cerimónia.

E entre os galardoados contam-se o Museu do Santuário de Fátima, com a  Coroa Preciosa de Nossa Senhora de Fátima “As Joias e a Bala”, distinguido na categoria de “Prémio Edições”. Também nesta categoria, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha foi premiado, com “Saltos No Tempo – Uma Visita Especial ao Museu – Livro Multiformato”.

Para a Batalha veio ainda uma outra distinção. O Projeto educativo “O Património e a biodiversidade na Batalha em torno do rio Lena – Conhecer para proteger”, do Agrupamento de Escolas da Batalha, foi galardoado com o Prémio Atividade Escolar.

Gonçalo Cardoso foi distinguido na categoria Prémio Trabalho Jornalístico/Media, que também distinguiu órgãos de comunicação social como a SIC, Antena 1, Antena 2 e Rádio Observador.

O Prémio Museu do Ano é uma das principais distinções atribuídas pela APOM, que distinguem, entre outras áreas, a melhor intervenção e restauro, melhor exposição, parceria, projeto internacional, coleção visitável, colecionador e investigação.

Com Lusa

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.