Assinar
Pombal

“Cacifo de Leituras” de Pombal premiado por boas práticas

Projeto criado durante a pandemia teve e continua a ter níveis de utilização que superam a expectativa.

FOTO: CMP

Surgiu como resposta à pandemia de covid-19 para a Biblioteca de Pombal continuar a disponibilizar de forma segura livros aos leitores e agora foi distinguido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e Bibliotecas.

O projeto “Cacifo de Leituras” da Biblioteca de Pombal recebeu o Prémio Maria José Moura – Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, por ser “um exemplo da resposta que, em tempos de pandemia, muitas bibliotecas deram para continuar a servir as suas comunidades”.

O júri do prémio destacou ainda o “impacto e sustentabilidade” do projeto, que “continua a funcionar, tendo fidelizado os seus utilizadores procurando, igualmente, atingir públicos cada vez mais alargados fora do horário normal de funcionamento da Biblioteca”.

O projeto permite o serviço “take away” de livros a qualquer hora do dia – recorrendo a cacifos e códigos que dão acesso ao seu conteúdo -, através da reserva online, telefone (236 210 521) ou email (biblioteca@cm-pombal.pt) dos títulos disponíveis no catálogo online.

Em nota divulgada sobre o prémio, o município de Pombal recorda que “Cacifo de Leituras” nasceu num “contexto absolutamente desconhecido em que as dificuldades de aproximação ao público foram inúmeras e crescentes a cada dia”.

A Biblioteca Municipal de Pombal assumiu, então, “uma responsabilidade com a comunidade que foi além de manter um serviço em funcionamento: disponibilizar uma forma segura de contacto com o livro, apoiar o desenvolvimento de hábitos saudáveis, contribuir para que as sequelas deixadas pela pandemia fossem minimizadas quer ao nível da saúde mental, quer ao nível da saúde em geral”.

Bem acolhida pela comunidade, a ideia surpreendeu pelos “níveis de utilização que superaram e superam muito a expectativa”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados