Assinar
Desporto

Equipa de futsal do CCMI sagra-se campeã nacional em desporto escolar

Com dois golos em cada parte, a equipa leiriense levou a melhor na festa do desporto escolar, em futsal.

A equipa de iniciados masculina de futsal do Colégio Conciliar Maria Imaculada (CCMI), Leiria, venceu o campeonato nacional de Desporto Escolar, disputado este sábado, em Óbidos.

Cerca de 1200 alunos e 200 professores, de todo o país, participaram, desde quinta-feira, dia 18, até ontem, sábado, dia 20, nos Campeonatos Nacionais Escolares de iniciados, do Desporto Escolar, em Caldas da Rainha, Peniche e Óbidos.

Num ambiente de festa e alegria, as delegações representativas das Coordenações Regionais do Desporto Escolar (do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve), chegaram a Óbidos na tarde do dia 18, para a cerimónia de abertura, que contou com uma festa com tons medievais.

Em Óbidos decorreram as provas de atletismo, voleibol e futsal, com as restantes modalidades a ser disputadas em Caldas da Rainha, com as modalidades de atividades rítmica e expressivas – dança, badminton, boccia, natação e ténis de mesa), e em Peniche, com basquetebol, canoagem, surf e vela.

Os primeiros jogos tiveram lugar na sexta-feira, 19, com a equipa do CCMI a defrontar Escolas Escultor Francisco dos Santos (Sintra) e Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos (Porto).

Na meia-final, a equipa leiriense venceu o AE Viana do Castelo por 5-3, garantindo um lugar na final. O jogo do título foi decidido no sábado, dia 20, com o CCMI a defrontar novamente o Agrupamento de Escolas Dr. José Domingues dos Santos (Porto), 2º classificado do seu grupo, levando a melhor outra vez, por 3-4.

Desporto Escolar em festa

A abertura oficial do evento contou com a presença de várias entidades representativas das estruturas educativas nacionais, regionais e locais, dos municípios, das federações desportivas das modalidades praticadas nestes campeonatos, das autoridades de segurança e da proteção civil e de muitas outras, que direta ou indiretamente se associaram a estes campeonatos. 

Como mensagem dominante expressada pelos representantes institucionais, destacou-se a “elevada importância atribuída ao Desporto Escolar, enquanto projeto promotor de valores e de cidadania responsável, bem como, da inclusão e da igualdade”. Foi ainda evidenciado o papel das autarquias locais no desenvolvimento do Desporto, “na e a partir da Escola”, sendo assumido que o Desporto Escolar é, efetivamente, “o maior clube desportivo do país”.

Os Campeonatos Nacionais Escolares de Desporto Escolar são organizados pela Direção-Geral da Educação – Divisão do Desporto Escolar e tiveram a colaboração da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços de Lisboa e Vale do Tejo e a parceria dos Municípios de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche.

Recorde-se que o grupo conseguiu o apuramento para a fase final depois de se ter sagrado campeão regional, no início de maio, ao vencer os adversários da Região Centro Norte: o representante de Viseu (7-0) e o representante da Guarda (4-2).

Formaram a equipa os alunos António Rosa, Guilherme Simões, Guilherme Silva, Guilherme Relvas, Rodrigo Rodrigues, Francisco Nunes, Diogo Medeiros, João Ferreira, Gonçalo Oliveira, Eduardo Poças, João Pires, Francisco Rodrigues e Tiago Ferreira como árbitro.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados