Assinar


Cultura

Cistermúsica: Festival de Música de Alcobaça dedicado à composição no feminino

No total, entre 30 de junho e 30 de julho, a programação do Cistermúsica propõe mais de 40 espetáculos em locais emblemáticos do património arquitetónico.

Cistermúsica

Dedicado à música no feminino e também aos 150 anos de Sergei Rachmaninov, o 31º Cistermúsica arranca a 30 de junho e prolonga-se até 30 de julho, anunciou a organização

Este ano, o Festival de Música de Alcobaça propõe-se “percorrer séculos de história” com a apresentação de espetáculos que “vão da música de câmara a concertos sinfónicos e outras grandes produções”, divulgou a ABA – Banda de Alcobaça, Associação de Artes.

Ao longo de um mês, o festival foca-se na “Música no Feminino”, levando aos palcos do concelho de Alcobaça obras de compositoras como Inês Badalo, Maria de Lourdes Martins, Clara Schumann, Madalena Casulana, Barbara Strozzi, Fanny Mendelssohn ou Cécile Chaminade, entre outras.

O evento celebra também os 150 anos do compositor, pianista e maestro russo Sergei Rachmaninov, “uma efeméride incontornável”, assinalada na programação com cinco propostas artísticas, apresentadas por músicos como Pavel Gomziakov, Tatiana Samouil, Andrei Korobeinikov e Eleonora Karpukhova.

A Jovem Orquestra Portuguesa preparou para o Cistermúsica uma atuação alusiva a esta celebração, evocada também pelas pianistas Jill Lawson e Eleonora Karpukhova, que interpretam um recital a quatro mãos dedicado ao repertório de Rachmaninov para este instrumento.

Mantendo a aposta num leque de experiências artísticas e sonoras distintas que cativam diferentes públicos, o festival, com direção artística de André Cunha Leal, anuncia ainda da presença em Alcobaça dos ensembles italianos Cappella Neapolitana António Florio e Micrologus, Christian Lindberg (maestro, compositor e trombonista) ou o ensemble espanhol The Ministers of Pastime, que colabora frequentemente com Jordi Savall.

Na área da música sinfónica, o Cistermúsica contará com atuações da Orquestra Metropolitana de Lisboa, da Orquestra Filarmónica Portuguesa, da Orquestra XXI, da Jovem Orquestra Portuguesa, da Banda Sinfónica Portuguesa e da Banda Sinfónica de Alcobaça.

À programação principal juntam-se as vertentes “Outros Mundos”, “Júnior e Famílias”, “Redes e Rota de Cister”, cujas iniciativas terão lugar sempre à quinta-feira, no âmbito de um cartaz diversificado, a revelar nas próximas semanas.

No total, a programação compreende “mais de 40 espetáculos que levarão reconhecidos artistas e agrupamentos aos mais emblemáticos locais do património arquitetónico, fator que é uma das imagens de marca do Cistermúsica”, pode ler-se na nota da ABA.

Nascido em 1992 por iniciativa da Câmara de Alcobaça, o Cistermúsica é organizado, desde 2002, pela Banda de Alcobaça, tendo o apoio institucional do município e da Direção-Geral das Artes.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.