Assinar
Ansião

Lançado concurso de 7,5 ME para acesso desnivelado a parque empresarial em Ansião

A concretização deste acesso irá assegurar às empresas ali instaladas um acesso direto e mais rápido ao IC8

Vista do Parque Empresarial do Camporês, em Ansião

O concurso público para o acesso desnivelado do Itinerário Complementar (IC) 8 ao Parque Empresarial do Camporês, em Ansião, distrito de Leiria, já foi publicado em Diário da República, com o preço base de 7,5 milhões de euros (ME).

Segundo o concurso, da Infraestruturas de Portugal, o investimento, com um prazo de execução de 420 dias, contempla a “melhoria das acessibilidades ao Parque Empresarial do Camporês” e “consiste na transformação da atual ligação ao parque”, entre os quilómetros 65+600 e 66+800, “de cruzamento de nível em nó desnivelado”.

Quando foi lançado o concurso público para a elaboração do projeto de execução, em março de 2021, a empresa explicou que este visava “a criação de um acesso desnivelado da atual intersecção do IC8, criando uma ligação mais eficiente e segura, de e para o Parque Empresarial do Camporês”.

“A concretização deste acesso irá assegurar às empresas ali instaladas um acesso direto e mais rápido ao IC8, que se constitui como um importante eixo rodoviário transversal ao país”, ligando o litoral, pela Autoestrada 17 na Figueira da Foz, à zona de fronteira com Espanha através Autoestrada 23.

Esta intervenção integra o Programa Nacional de Investimentos 2030 e tem como objetivo o desenvolvimento da segunda fase do Programa de Valorização das Áreas Empresariais, “de melhoria das acessibilidades rodoviárias às zonas industriais e áreas empresariais, para o reforço da competitividade das empresas, o aumento das exportações e potenciar a criação de emprego nestas regiões”, adianta a nota.

Esta intervenção consta, igualmente, no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para aceder às verbas comunitárias pós-crise da pandemia de covid-19.

Segundo a Infraestruturas de Portugal a empresa prevê iniciar as obras até ao final do ano.

O presidente da Câmara de Ansião, António José Domingues, considerou, por seu lado, o lançamento do concurso como “um passo muito importante para o concelho”, pois é “uma obra desejada, que vai, numa lógica de crescimento e desenvolvimento do parque empresarial, possibilitar equacionar-se novas ampliações e, mesmo, uma melhor organização do espaço, dividido pelo IC8”.

“Fica a faltar a requalificação do IC8 e essas diligências vão continuar a ser feitas pelo município, desejando que a tutela inclua, num próximo Orçamento do Estado, o estudo dessa requalificação”, declarou António José Domingues.

Em novembro de 2021, o parlamento recomendou ao Governo a execução, com “urgência”, do troço do IC8 entre Pombal e Avelar (Ansião), com a inclusão de um nó de acesso desnivelado ao Parque Empresarial do Camporês.

A obra hoje lançada em concurso público e a requalificação do IC8 têm sido objeto de várias recomendações por parte de diversos partidos na Assembleia da República.

O Plano de Recuperação e Resiliência de Portugal, a designada “bazuca”, tem o valor de 16,6 mil milhões de euros – 13,9 mil milhões de euros em subvenções e 2,7 mil milhões de euros em empréstimos.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.