Assinar
Literatura

Livraria Arquivo recebe Paulina Chiziane, vencedora do Prémio Camões

A escritora moçambicana está esta tarde de quinta-feira, 11 de maio, na livraria de Leiria, para um encontro com o público.

A vencedora do Prémio Camões 2021, a escritora moçambicana Paulina Chiziane, está esta quinta-feira em Leiria, dia 11 (18h30), para um encontro e conversa com o público na livraria Arquivo.

É uma oportunidade especial para conhecer melhor a autora que recebeu no início deste mês o Prémio Camões, o mais prestigiado galardão de língua portuguesa, instituído em 1988 por Portugal e pelo Brasil.

Na declaração de atribuição, o júri justificou a escolha com a “vasta produção e receção crítica, bem como o reconhecimento académico e institucional da sua obra”. Paulina Chiziane é, ainda, uma voz bastante ativa na defesa dos direitos da mulher africana

“Dizem que sou romancista e que fui a primeira mulher moçambicana a escrever um romance (“Balada de amor ao vento”, 1990), mas eu afirmo: sou contadora de estórias e não romancista”, disse Paulina Chiziane, citada numa publicação da livraria Arquivo.

Nascida em 1955 em Manjacaze e atualmente a residir na Zambézia, Paulina escreve, segundo a própria, livros “com muitas estórias, estórias grandes e pequenas. Inspiro-me nos contos à volta da fogueira, minha primeira escola de arte”.

A sessão de logo à tarde tem entrada livre.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.