Assinar
Cultura

RGB 2.0: Ativar a memória processual em Ourém

“Pensamento, Reflexão e Performance” é o mote para a segunda edição da proposta de arte contemporânea que chega a Ourém esta sexta-feira, 26 de maio, com exposição, performances e conversas.

O homem, a máquina, a natureza. De novo, o ciclo RGB, dedicado a práticas artísticas e pensamento contemporâneo, volta a levar até Ourém “arte contemporânea de forma descomplicada”, numa provocação que parte da exposição “Memória processual” e desafia à introspecção e reflexão, realça Carlos Veríssimo, curador da versão 2.0 do ciclo, tarefar que partilha com a ouriense Soraia Silva e o Museu 0.

De 26 de maio a 31 de julho, a interação entre homem-máquina, o pensamento pós-humanista guiado pela inteligência artificial desafiam o participante neste projeto que contém exposição, performances, apresentações de estados de arte de criados. Tudo a para ver num programa que se reparte pelo Paço dos Condes, Galeria da Vila Medieval de Ourém e Teatro Municipal de Ourém.

“É importante que a arte continue a desafiar as pessoas” e a “colocar-lhes mais coisas que possa ser a sua memória processual, reacções pessoais, compaixão, relações estéticas e cumprimento da beleza e novos referenciais que as pessoas possam ter”, assume o artista plástico.

Em RGB 2.0 os participantes são colocados num “certo nível de conforto e desconforto, ao mesmo tempo, para que possam questionar-se, evoluir, pelo menos, modificar-se”, acrescenta Carlos Veríssimo.

“Continuamos a falar desses equilíbrios e desequilíbrios. Para nós é muito importante que os temas sejam associados a isso. Esses desequilíbrios, na verdade, nunca sabemos onde estão, nem se estamos num equilíbrio ou desequilíbrio”, realça ao REGIÃO DE LEIRIA.

Nesta segunda edição há uma mescla de artistas de referência nacional, como Nuno Nunes-Ferreira ou Tiago Mourão, com outros, alguns dos quais de raiz ouriense e que augurar um futuro auspicioso no campo artístico. Este ano, o ciclo torna-se mais aberto e o programa inclui conversas com os artistas, concertos e grupos de foco.

Programa

26 de maio – 18h30, Fonte dos Cavalos – Concerto: Daniela Antunes, To The Earth (de Frederic Rzewski)

27 de maio – 11h00, Edifício Sede Associação Albardeira – Conversa: Revista Fome – Distopia e Realidade; 15h00, Paço dos Condes/ Castelo Ourém – Conversa: Museu 0 – Arte digital ao centro; 18h00, TMO > Castelo Ourém – Caminhada/ Performance: Traça, 12 Partituras para Respirar, Caminhar e Parar, por Sara Anjo

28 de maio – 15h00, Paço dos Condes/ Castelo Ourém – Concerto: Daniela Antunes – Performance para um humano não preparado

Até 31 de julho – Exposição coletiva no Castelo e Paço dos Condes, na Galeria Municipal e no Teatro Municipal

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.