Assinar
Cantinho dos Bichos

Captura acidental de aves marinhas é tema de debate em Peniche

“Pescadores e aves marinhas, aliados pelo mar” é o nome da iniciativa que acontece esta sexta-feira, no edifício cultural da Câmara de Peniche.

A captura acidental é uma das principais ameaças às aves marinhas MedAves Pesca

Conhecidas como as sentinelas dos oceanos, eram as aves que antigamente indicavam aos pescadores onde estava o peixe. Uma relação que cada vez mais dá lugar à captura acidental em anzóis ou redes, e leva à morte das aves por afogamento. Estudos indicam, inclusive, que são capturadas por ano cerca de 200 mil aves desta forma, apenas em águas europeias.

Para fazer face a este problema, nasceu o projeto MedAves Pesca, coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e em parceria com a Adepe (Associação para o Desenvolvimento de Peniche), que pretende perceber quais as zonas mais problemáticas, sensibilizar os pescadores para a necessidade de proteger os ecossistemas marinhos, entre outras medidas.

O projeto acaba de ganhar o Prémio Natura 2000, que será entregue esta sexta-feira, dia 30 de junho, numa sessão no edifício cultural da Câmara de Peniche, que arranca às 10 horas e conta com a presença do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

Será apresentado neste evento o projeto MedAves Pesca e o trabalho que a SPEA tem desenvolvido nos últimos dez anos no âmbito da captura acidental de aves marinhas.

O programa da iniciativa “Pescadores e aves marinhas, aliados pelo mar” contempla igualmente a entrega simbólica de papagaios afugentadores à comunidade piscatória e uma intervenção de Humberto Rosa, diretor para o Capital Natural da Direção-Geral de Ambiente da Comissão Europeia.

Pelas 11h15 tem lugar uma mesa redonda sobre o “Plano Nacional de Ação para as capturas acidentais de espécies sensíveis – o que não deve ser esquecido”, com vários especialistas na área e moderação de Joana Andrade, da SPEA.

O evento encerra com a participação de Teresa Coelho, secretária de Estado das Pescas.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.