Na segunda-feira, 30 de maio, a GNR de Leiria recolheu uma raposa vermelha (vulpes vulpes) que se encontrava presa numa árvore na Garcia, no concelho da Marinha Grande.
Foi o alerta de um militar que fez deslocar para o local uma equipa do Núcleo de Proteção do Ambiente (NPA), que encontrou o animal “debilitado e com ferimentos visíveis”.
A raposa foi entregue à Ecoteca do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, onde ficará a recuperar até poder ser devolvida ao seu habitat.
No dia seguinte, terça-feira, foi em Pombal que o Comando Territorial da GNR de Leiria, através do NPA, recolheu uma ave juvenil da espécie Pega-rabuda (Pica pica juvenil).
“Na sequência de um alerta de um popular que o animal se encontrava debilitado, os elementos do NPA recolheram a ave juvenil que se encontrava com sinais de desidratação, não tendo sido possível localizar os progenitores nas imediações”, explica a autoridade policial, em comunicado.
A ave foi entregue ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de Coimbra, onde ficará a recuperar dos ferimentos.
A GNR, na vertente do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem em funcionamento permanente a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), através da qual podem ser efetuadas denúncias de situações de maus-tratos ou abandono.