Assinar


Fátima

Papa chega a Fátima ao início da manhã de 5 de agosto e vai rezar na Capelinha das Aparições

O programa da visita do Papa a Portugal, a propósito da Jornada Mundial da Juventude, inclui ainda um encontro com vítimas de abuso sexual.

Papa Francisco em Fátima no centenário das aparições
Foto de Arquivo

Já é conhecido o programa oficial da visita do Papa Francisco a Portugal, a propósito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), entre 2 e 6 de agosto. E a agenda inclui uma visita de duas horas a Fátima.

Segundo o programa, a chegada ao Estádio de Fátima acontece dia 5, às 8h50. Depois, às 9h30, o Papa irá recitar o terço com os jovens doentes na Capelinha das Aparições do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.

Segue-se uma oração e às 11 horas o Papa parte de helicóptero, novamente para Lisboa, chegando à Base Aérea de Figo Maduro por volta das 11h50.

O programa oficial da visita do Papa a Portugal para a JMJ inclui ainda encontros com estudantes refugiados e crianças desfavorecidas, mas há também um programa que “não está no papel”, revelou o bispo Américo Aguiar, durante a apresentação pública do programa hoje na Estufa Fria, em Lisboa.

“Além do programa oficial, o encontro com vítimas de abusos vai acontecer, mas não é dito”, afirmou o responsável pela organização da JMJ, que começa dentro de dois meses.

A organização explicou que optou por não divulgar a iniciativa no documento escrito para garantir a privacidade das vítimas: “Se disséssemos que o Papa vai encontrar-se às x horas em x lugar, algum media não iria resistir à tentação de estar lá para fotografar e filmar e temos de salvaguardar a sua imagem. O encontro vai acontecer”.

Segundo o bispo, no encontro deverão estar cerca de três dezenas de vítimas, tendo em conta os elementos que têm estado presentes nas reuniões preparativas.

Questionado sobre quem tomou a iniciativa de avançar com este encontro, se as vitimas ou a Igreja, o responsável explicou que foi uma união de vontades: “É um casamento com comunhão de adquiridos. Quer o Santo Padre, sempre manifestou esse desejo, assim como nós, em todos os encontros preparativos, sempre manifestamos esse desejo”.

Agenda do Papa tem quase 20 encontros em Portugal

No primeiro dia em Portugal, 2 de agosto, o Papa tem encontro marcado com o primeiro-ministro, António Costa, na Nunciatura Apostólica, após um encontro com autoridades, sociedade civil e corpo diplomático no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. O dia termina com a celebração de vésperas com os bispos, sacerdotes, diáconos, consagrados e consagradas, seminaristas e agentes pastorais no Mosteiro dos Jerónimos.

No segundo dia da visita, quinta-feira, 3 de agosto, o Papa reúne-se com jovens na Universidade Católica Portuguesa e terá um encontro em Cascais com os jovens do Scholas Occurrentes, programa iniciado em 2001 em Buenos Aires pelo então arcebispo Jorge Bergoglio, atual Papa Francisco e que chegou a Cascais em 2019.

Presente em 190 países e em mais de 400 mil centros educativos, o programa alcança mais de um milhão de crianças e jovens e visa promover uma nova educação e criar uma cultura de encontro que aproxime os jovens de uma educação com significado, lê-se na página eletrónica do movimento.

No final deste dia, Francisco preside à Cerimónia de Acolhimento da JMJ, que decorre no Parque Eduardo VII, em Lisboa, pelas 17h45.

No programa de sexta-feira, terceiro dia da visita do Papa a Portugal e quarto da JMJ, está prevista a confissão de alguns jovens participantes da Jornada, na Praça do Império, seguida de um encontro com representantes de centros de assistência sócio-caritativa no Centro Paroquial da Serafina.

O Papa almoça depois com jovens na Nunciatura Apostólica, o equivalente a uma embaixada do Estado do Vaticano em Portugal e às 18 horas preside a uma Via-Sacra com os jovens, no Parque Eduardo VII.

Para sábado, dia 5, está portanto prevista a visita ao Santuário de Fátima, para onde o Papa se desloca de helicóptero e onde fica durante cerca de duas horas, presidindo à recitação do terço com jovens doentes na Capelinha das Aparições.

Ainda no sábado, Francisco, o primeiro Papa jesuíta, tem um encontro privado com os elementos da Companhia de Jesus no colégio S. João de Brito, gerido por esta ordem religiosa, e termina o dia a presidir a uma vigília com os jovens participantes da JMJ, no Parque Tejo.

No último dia, 6 de agosto, o Papa celebra a missa do Dia Mundial da Juventude, também no Parque Tejo, e encontra-se com os voluntários da JMJ no Passeio Marítimo de Algés, no concelho de Oeiras, antes da Cerimónia de Despedida, na Base Aérea de Figo Maduro, em Lisboa.

O Papa regressa a Roma às 18 horas de domingo, dia 6.

Lisboa foi a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a edição deste ano da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto, com as principais cerimónias a terem lugar no Parque Tejo, a norte do Parque das Nações, na margem ribeirinha do Tejo, em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures.

A JMJ nasceu por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude e a edição deste ano esteve inicialmente prevista para 2022, mas foi adiada devido à pandemia de Covid-19.

Até ao momento já iniciaram o processo de inscrição mais de 600 mil jovens de 184 países.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados