Assinar
Ambiente

Quer começar a fazer compostagem doméstica? A Valorlis vai distribuir 800 compostores

Interessados devem inscrever-se até 30 de junho.

Valorlis

É com o objetivo de reforçar a aposta para a educação de práticas saudáveis e amigas do ambiente, que a Valorlis realiza uma nova ação de formação e distribuição de compostores, junto dos residentes nos concelhos da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Pombal, Porto de Mós e Ourém.

A compostagem doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha, e jardim, e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto.

Este composto melhora as características do sol e, permite diminuir a quantidade de fertilizantes químicos e a quantidade de água necessária para rega, ao mesmo tempo que desviar resíduos orgânicos do aterro sanitário.

Assim, os habitantes da área de intervenção da Valorlis, que tenham um agregado familiar igual ou superior a duas pessoas, podem inscrever-se e receber um compostor doméstico.

“Quem tiver jardim, quintal ou horta e quiser fazer parte do Programa de Compostagem da Valorlis, deverá fazer a inscrição, preenchendo o formulário disponível em www.valorlis.pt até 30 de junho”, adianta a Valorlis em comunicado.

Após a inscrição, os participantes são convocados para participar numa ação de sensibilização, sobre as boas práticas da compostagem doméstica e receber o seu compostor.

No total vão ser distribuídos mais de 800 compostores à população, no âmbito da aposta no alargamento do Programa de Compostagem da empresa, para o tratamento na origem de resíduos urbanos biodegradáveis.

Marta Loia Guerreiro, administradora Delegada da Valorlis, citada em comunicado, reconhece “o potencial da prática de compostagem doméstica, na vertente da valorização da matéria orgânica e na sensibilização da população para práticas saudáveis e amigas do ambiente”. “Pretendemos, com este projeto, proporcionar condições aos munícipes para reciclarem os resíduos que produzem nas suas habitações, com vantagens económicas e ambientais para todos”, diz.

No âmbito da segunda fase do projeto “Compostar Outra Forma de Reciclar” a decorrer desde 2021, há mais 2.872 munícipes a realizar o processo de compostagem doméstica, com um compostor oferecido pela Valorlis, tendo sido realizadas mais 50 ações de sensibilização.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.