Assinar
Cultura

Sandrine Cordeiro filmou em termas abandonadas uma curta-metragem escolhida para o Do(C)ôa

Realizadora de Leiria inspirou-se na paisagem das antigas Temas do Cró para um novo filme que é apresentado esta sexta-feira, dia 14.

Uma das imagens da curta-metragem de Sandrine Cordeiro que é exibida esta sexta-feira no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo

Uma curta-metragem integralmente filmada e editada com o telemóvel por Sandrine Cordeiro nas ruínas das Termas do Cró, no concelho do Sabugal, está selecionada para a primeira edição do Do(C)ôa – Nature Film Festival, que integra o Festival do Côa – Corredor das Artes

O filme da realizadora de Leiria, “Das ruínas… A natureza”, é um dos 17 selecionados e explora “a relação do corpo com o espaço abandonado, deixado à mercê da natureza”, explica Sandrine Cordeiro.

A sessão de exibição acontece esta sexta-feira, dia 14 de julho, pelas 21 horas, no Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo e a entrada é gratuita.

Segundo a realizadora, o filme desenvolve-se a partir da reconquista pela natureza do espaço onde antes, no século passado, se organizaram as antigas termas, permitindo à região viver do termalismo.

O corpo que invade esse espaço da ruína “é um mero mediador” da “reconquista do espaço pela natureza”.

“No meio do pó e dos destroços, pequenas plantas aproveitam a frescura de dias quentes para crescerem e dançarem conforme a brisa que entra pelas aberturas, outrora janelas e portas, que cortam aquele labirinto escuro por onde o corpo passeia devagar, cuidadoso, deixando-se levar pelo lugar na descoberta de texturas, do equilíbrio e desequilíbrio que se cria continuamente nesta relação”, lê-se na sinopse de “Das ruínas… A natureza”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.