Assinar
Cultura

Mercado Medieval regressa esta semana a Óbidos para recriar “guerra” entre duas rainhas

Nesta edição haverá 19 tabernas instaladas no recinto, com iguarias da Idade Média e do concelho.

É já esta quinta-feira, dia 20, que arranca mais uma edição do Mercado Medieval de Óbidos. Este ano, o evento prolonga-se até 30 de julho e recria uma “guerra” entre duas rainhas.

Segundo explica a organização, a disputa pelo reino entre D. Matilde II e D. Beatriz de Castela, ambas casadas com D. Afonso III, ficou marcada na História de Portugal como o “escândalo de bigamia do século XIII” e estará em destaque na vila muralhada.

A recriação histórica andará à volta dessa trama: “D. Matilde II, a repudiada, exercia forte influência junto da cúria de Roma e só após a sua morte, e o nascimento dos filhos de D. Beatriz, o casamento se tornou reconhecido”, acrescenta o município.

Nesta edição haverá mais opções no que diz respeito a “comes e bebes”, uma vez que serão 19 as tabernas instaladas no recinto, com iguarias da Idade Média e de Óbidos, feitas pelas mãos de coletividades de todo o concelho.

Nos 11 dias do evento haverá ainda outras iniciativas, dinamizadas por associações locais e não só, que vão das residências artísticas, um ateliê medieval de escultura ao vivo, até uma exposição dedicada a aves de rapina.

O programa completo pode ser consultado em https://mercadomedievalobidos.pt/.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados