Assinar
Saúde

Bloco de partos em Leiria ganha sala operatória e reforça segurança na prestação de cuidados

O investimento, que rondou um milhão de euros, inclui uma unidade de anestesia e outra de reanimação de recém-nascido

A criação da sala garante uma maior proximidade ao serviço Foto: CHL

O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) inaugurou, na passada segunda-feira, uma sala operatória no Bloco de Partos do Hospital de Santo André (HSA). O espaço vai possibilitar a realização de cesarianas com uma “maior qualidade e segurança nos cuidados prestados à utente grávida em trabalho de parto” e também a presença do pai ou acompanhante durante todo o processo, informa o CHL em comunicado.

A sala, afeta ao serviço de Urgência Ginecológica/Obstétrica do CHL, contou com um investimento total de cerca de um milhão de euros, incluindo o apoio dado pela Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de 467.788,04 euros, no âmbito do Programa de Incentivo Financeiro à Qualificação dos Blocos de Parto.

Segundo Andreia Antunes, diretora do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do CHL, citada no comunicado, a nova sala operatória dá resposta à necessidade “de uma proximidade do bloco para as situações de emergência obstétrica que necessitem de rapidez de atuação”, uma carência “sempre percecionada pelas equipas de Obstetrícia, Pediatria e Anestesiologia”.

Outro ganho referido pela médica passa pela segurança que é dada à utente grávida, na medida em que está exposta a uma mobilização menor e pode estar acompanhada pelo pai ou acompanhante. A observação da cesariana e do nascimento do bebé é feita através de uma janela, que também garante que não haja contaminação por elementos externos à equipa cirúrgica, informa ainda o CHL.

Licínio de Carvalho, presidente do Conselho de Administração do CHL, frisa, por seu turno, que o novo bloco operatório possibilita “a diminuição do tempo de deslocação interna dos recursos humanos e concentra a sua capacidade e cuidados num só espaço físico”, transmitindo mais confiança nas utentes grávidas no momento do parto.

Acrescenta, ainda, que esta novidade permite uma “melhor rentabilização das salas do Bloco Operatório Central, bem como a diversificação de atividades de outros serviços”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados