Assinar
Música

Clock DVA e Esplendor Geométrico entre os oito concertos do segundo dia do Extramuralhas 2023

Mais emoções fortes e muita carga gótica prometida para esta sexta-feira, 25 de agosto, em Leiria. Quatro dos espetáculos têm entrada gratuita no Jardim Luís de Camões.

Os britânicos Clock DVA são um dos destaques da programação desta sexta-feira, 25 de agosto

Há mais oito concertos a fruir ou descobrir no programa proposto pelo festival Extramuralhas para este dia 25 de agosto.

O segundo dia arranca às 17 horas com os Capela das Almas que, já com três décadas de carreira, são uma espécie de lenda urbana da cultura underground nacional. Em Leiria, voltam ao ativo, numa atuação rara desta banda de rock gótico português.

Depois, chegam de Berlim os Twin Noir, apresentando pela organização como um dos “mais refrescantes projetos da atualidade”, que mostram em palco uma sonoridade onde convive o punk, new wave e goth.

Estes dois primeiros concertos do dia acontecem no Jardim Luís de Camões, com entrada livre.

Já no Teatro José Lúcio da Silva apresentam-se dois dos destaques do festival:

A partir das 20h30, o Extramuralhas apresenta Esplendor Geométrico, mítica banda fundada em Espanha há mais de 40 anos, mas cujos elementos atualmente se repartem por Itália e pelo Paquistão. Para a Fade In, que organiza o festival, os Esplendor Geométrico são obrigatórios, porque produzem da “música futurista e industrial mais estrépita, transgressora e revolucionária de que há memória”.

Depois, o palco é dos Clock DVA, um dos precursores da música post-punk industrial e referência incontornável da música electrónica. Os britânicos somam também mais de quatro décadas de carreira, pelo que o concerto em Leiria é, para a organização, “uma oportunidade única” para ver ao vivo a banda que “continua a ser um farol a iluminar os caminhos mais inovadores e vanguardistas da música electrónica de raiz pós-industrial”.

A programação regressa depois ao Jardim Luís de Camões, com mais dois concertos de entrada livre: a partir das 23h30 os também britânicos Ditz servem um concerto recheado de punk, post-punk e noise-rock; depois, os franceses Corpus Delicti comprovam a Leiria porque são encarados como um dos nomes fundamentais da cena gótica europeia, noutro momento alto do festival gótico.

A festa do Extramuralhas prossegue depois noite dentro na Stereogun, com espetáculo dos Denuit, que também chegam de França para assombrarem a noite com uma sonoridade lúgubre com encenação deliberada, em que não vão faltar as velas e crânios de animais.

A fechar a noite, a dj Melanie Havens mergulha a pista num universo habitada por EBM, post-punk, wave, industrial e techno.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.